Bolsas Capes


Confira o Programa de Bolsas Capes. Conheça o Periódicos Capes, a biblioteca virtual que armazena e disponibiliza materiais de pesquisa de forma gratuita!
https://pronatec.pro.br/

Bolsas Capes – Confira tudo sobre as Bolsas Capes 2017

Saiba tudo sobre as bolsas da Capes e como funciona a fundação

São milhares de estudantes e professores de nível superior que precisam de investimentos para a fomentação de seus projetos e para a encaminhamento de seus estudos. Responsáveis de forma direta ou indireta pela formação de futuros profissionais em todas as áreas, são esses professores e alunos que irão aperfeiçoar a pesquisa e o desenvolvimento do academicismo e do nível superior no país. Uma opção para eles são as Bolsas Capes.

https://pronatec.pro.br/

Parte fundamental nesse processo todo tem a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma fundação do Ministério da Educação (MEC) responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do Brasil.

O que é Capes

Uma dúvida frequente para quem não está ambientado ao meio acadêmico é: afinal, o que é Capes?

Ainda no período do segundo governo Vargas surgiu a Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (atualmente Capes), criada no dia 11 de julho de 1951 com a intenção de “assegurar a existência de pessoal especializado em quantidade e qualidade suficientes para atender às necessidades dos empreendimentos públicos e privados que visam ao desenvolvimento do país”. O discurso do governo naquele período era a retomada da construção de um país desenvolvido e a Campanha surgiu como parte fundamental.

Com o passar do tempo, a Capes foi mudando de acordo com os diferentes planos de diferentes governos. Mais recentemente, por exemplo, em 2007, a Capes começou a atuar na formação de professores de educação básica – o que ampliou o seu alcance na formação de pessoal.

É possível hoje definir quais são as funções e atividades da Capes de acordo com certas linhas de ação. Pode-se dizer que é de responsabilidade da fundação fazer a avaliação da pós-graduação stricto sensu, investir na formação de recursos de alto nível para o país, garantir acesso e divulgação da produção e cultura científica, promover a cooperação científica internacional e, recentemente, induzir a formação inicial e continuada de professores para uma educação básica de forma presencial e a distância.

Portal Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, mais do que nunca, está sendo decisiva para o alcance de êxitos no sistema nacional de pós-graduação. A garantia de um quadro atual e a busca de mudanças que vão de acordo com o que a sociedade exige são parte do processo. Parte desse trabalho está disponível no Portal Capes.

https://pronatec.pro.br

O Portal Capes (ou Periódico Capes) é uma biblioteca virtual que armazena e disponibiliza para instituições de ensino e pesquisa de todo o país o melhor da produção científica internacional. O acervo do Periódico Capes conta com mais de 38 mil títulos, 123 bases de referência, 11 bases exclusivas para patentes, além de enciclopédias, livros e mais materiais que são interessantes para o público acadêmico ou não.

A intenção é que o Portal Capes promova o acesso irrestrito de conteúdo pelos usuários e faça o compartilhamento de pesquisas brasileira de nível mundial, além de capacitar o público que entra no Periódico Capes para o uso do acervo em suas atividades cotidianas de ensino e pesquisa.

Bolsas da Capes

Outra intenção da fundação é a manutenção de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. É através de avaliações feitas pela Capes que surgem formulações de políticas para a área de pós-graduação e podem ser obtidas as dimensões das ações de fomento para os professores e estudantes. Um exemplo são as bolsas da Capes.

A Capes é responsável por dar bolsas de estudos por todo o país com a intenção de estimular a formação de pessoal de alto nível que consolide os já ditos padrões de excelência. Esses são importantes para o desenvolvimento do país. As ações de Bolsas Capes são coordenadas pela Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB).

Além das bolsas nacionais, a Capes também oferta bolsas de estudo no exterior para que os meios acadêmicos e de pesquisa e extensão no Brasil continuem com recursos humanos de um nível alto. Nesse caso, as bolsas são coordenadas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Para receber esses auxílios, todos os bolsistas devem ter uma documentação exigida antes de uma possível partida para o exterior.

Para saber mais sobre as Bolsas Capes Exterior, acesse:

http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior

Para saber sobre as Bolsas Capes:

http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *