Bolsa Família para quem mora sozinho: regras foram ALTERADAS?

Algumas regras quanto ao recebimento do Bolsa Família foram alteradas. É preciso conhecimento prévio afim de não ser suspenso e até mesmo cancelado do programa.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que vive em constante alteração pelo governo. Essas alterações também giram em torno das suas regras de recebimento tanto para quem vive acompanhado quanto para aqueles beneficiários que moram sozinhos.

Sendo assim, na matéria de hoje você acompanhará informações em torno dessas mudanças mencionadas. Fique ligado e garanta a manutenção do seu benefício no próximo mês.

Bolsa Família para quem mora sozinho: regras foram ALTERADAS?
Novos acontecimentos em torno do Bolsa Família Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Informação importantes para as famílias unipessoais bloqueadas em outubro

Antes de tudo é muito importante ressaltar que o beneficiário precisa estar atento afim de cumprir todas as condicionalidades para o recebimento do seu benefício, isso porque quando o benefício é bloqueado pode acontecer de em certos casos, apesar de ser feita a regularização, o governo demorar a voltar a fornecer. Entretanto, se você já foi bloqueado, realizou a sua atualização na instância de Cadastro Único do município, fique atento as datas e informações dispostas a seguir.

Segundo o calendário disponibilizado da folha de pagamento, receberão o Bolsa Família em novembro aqueles que tiverem feito a sua atualização até o dia 13 de outubro. No dia 14 de outubro acontecerá a extração da base, um procedimento realizado para ter certeza que a atualização solucionou o seu problema, pois o simples fato de atualizar, por mais necessário que seja, não significa que a pessoa retornará a receber o seu benefício. Já no dia 31 de outubro o MDS e as prefeituras deverão atualizar os seus sistemas. Quanto a folha de pagamento de novembro, esta deverá está disponível entre os dias 4 e 6 deste mês. O calendário, por sua vez, será entre os dias 17 a 30 do mês referido.

Veja também: Quer receber o Bolsa Família? ESTES são os documentos necessários para inscrição

Dicas extras para os beneficiários bloqueados do Bolsa Família

É compreensível o fato de que o recebimento do Bolsa Família, para muitos, é algo fundamental, visto que muitas famílias dependem exclusivamente desse benefício. Por isso, o bloqueio pode gerar uma certa ansiedade e preocupação em tais beneficiários. Mas, calma. Através do número 121 você pode está entrando em contato com o atendimento do MDS para verificar a sua liberação e assim receber o pagamento em novembro. Se caso eles afirmarem que você ainda não irá recebê-lo, informe-se do motivo e solicite o nome da pendência, pois sabendo do que se trata fica mais fácil a regularização.

Dessa forma, se você foi bloqueado, calma, pois a situação poderá resolver-se e você voltará a receber o seu benefício. Apesar disso, é MUITO importante estar em alerta para que o bloqueio nunca aconteça, seguindo todas as regras do programa, regras essas que inclui a atualização do Cadastro Único sempre que alguma informação mudar ou dentro do período de 24 meses, a assiduidade escolar das crianças e adolescentes, a devida vacinação infantil, o acompanhamento nutricional de crianças e ainda o pré-natal no caso de gestantes. Tudo isso é fundamental e faz parte dos requisitos para o continuo recebimento. Além disso, é muito importante nunca deixar acumular parcelas de pagamento na conta bancária, esteja sempre realizando os seus saques e não atrase para fazer isso.

Veja também: Bolsa Família de novembro está TURBINADO; confira os detalhes dos repasses