Bolsa Família: notícia TRISTE e frustrante para os beneficiários saiu HOJE (06)

O governo federal fez um anúncio recentemente a respeito do projeto orçamentário para o próximo ano que desagradou grande parte dos beneficiários do programa do Bolsa Família.

O governo federal brasileiro disponibiliza diversos benefícios sociais para as famílias brasileiras que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os auxílios são ofertados através de programas de assistência social e transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família. O benefício em questão foi instituído em 2003 por meio da Medida Provisória 132, que logo no ano seguinte se tornou lei.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que no ano de criação do programa cumpria o seu primeiro mandato na presidência da República, foi o responsável por estabelecer a medida

O programa de transferência de renda foi criado com o intuito de acabar com o ciclo de pobreza que ultrapassa diversas gerações de famílias brasileiras. Para que isso seja possível, a Caixa Econômica Federal realiza transferências condicionadas mensais de saúde, renda e educação.

Além disso, para ter acesso ao Bolsa Família, é necessário que as famílias estejam com a inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Nos últimos dias, foi divulgada uma notícia a respeito do Bolsa Família que deixou os beneficiários do programa frustrados. Continue na matéria para entender a situação!

Beneficiários do Bolsa Família estão frustrados com notícia do governo. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Notícia do Bolsa Família gera frustração nos beneficiários

Nesta quarta-feira (6), foi divulgada uma triste notícia a respeito do Bolsa Família. A novidade diz respeito a um novo valor mensal que acabou gerando frustração em um grande número de beneficiários do programa. Isso aconteceu após ter sido enviado para o Congresso Nacional o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que mostra como vai proceder o pagamento do benefício social no ano que vem. 

Diante disso, diferente do que muitos beneficiários estavam esperando, o texto não dá conta dos recursos necessários para realizar a atualização das parcelas do programa de transferência de renda. Atualmente, o Bolsa Família está concedendo o valor mínimo de R$ 600 para as famílias beneficiárias, além de alguns benefícios adicionais. Contudo, de acordo com o que foi divulgado, no próximo ano o valor continuará sendo o mesmo, não havendo nenhum aumento.

O governo ainda ressaltou que a falta de previsão de aumento no benefício social não significa que o Bolsa Família não seja uma prioridade e que, inclusive, estão realizando o pente-fino para melhorar o funcionamento do programa. 

Confira também: Bolsa Família terá aumento SIGNIFICATIVO? Saiba tudo sobre o novo orçamento do benefício

Calendário do Bolsa Família de setembro

Os pagamentos do Bolsa Família costumam ser depositados nos últimos dez dias do mês pela Caixa Econômica Federal e em setembro não será diferente. O calendário de pagamentos segue a ordem do dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários. 

Em setembro, os depósitos serão feitos nas seguintes datas:

  • Final do NIS 1: 18 de setembro;
  • Final do NIS 2: 19 de setembro;
  • Final do NIS 3: 20 de setembro;
  • Final do NIS 4: 21 de setembro;
  • Final do NIS 5: 22 de setembro;
  • Final do NIS 6: 25 de setembro;
  • Final do NIS 7: 26 de setembro;
  • Final do NIS 8: 27 de setembro;
  • Final do NIS 9: 28 de setembro;
  • Final do NIS 0: 29 de setembro.

Saiba mais: Bolsa Família anuncia REVISÃO CADASTRAL para mais de 5 milhões de beneficiários; saiba o que acontece se você for pego