Talvez você NÃO possa receber o Bolsa Família em julho: confira a lista dos DESCLASSIFICADOS

Beneficiários do programa Bolsa Família podem ser pegos de surpresa em julho: fim do pagamento é realidade para muitos, veja a seguir.

O Bolsa Família é um programa que auxilia milhares de brasileiros. Os repasses ocorrem todos os meses, com foco nas famílias que encontram-se em situação de vulnerabilidade. Embora muitos continuem tendo acesso a ele, recentemente, o Governo Federal divulgou a lista de quem não irá receber as parcelas do auxílio social em julho. Você pode estar incluso. A seguir, saiba mais sobre.

Atenção beneficiários do programa Bolsa Família: Julho pode não ter pagamentos. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Governo Federal divulga a lista de quem não irá receber o Bolsa Família em julho

De modo geral, não receberão as parcelas do Bolsa Família em julho os beneficiários que foram suspensos do sistema do programa: o Cadastro Único. A saber, esse bloqueio pode ter acontecido por vários motivos, mas o principal deles é a inconsistência dos dados. Sendo assim, caso bloqueado, o beneficiário receberá um SMS com uma frase semelhante à descrita abaixo:

“MDSINFORMA: Se você mora sozinho (a), atualize o cadastro para o Bolsa Família. Se mora com a sua família, cancele o seu Cadastro Único no aplicativo”.

Todavia, em meio a essa tamanha preocupação, há uma boa notícia. Trata-se da possibilidade de a pessoa poder voltar a receber as parcelas do programa. Para isso, será preciso atualizar os dados descritos no Cadastro Único (CadÚnico). Inclusive, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, deu mais detalhes de como isso pode ocorrer.

De acordo com o chefe da pasta, caso o beneficiário preencha os requisitos do Bolsa Família e comprove que está morando sozinho, o benefício voltará a ser pago, e incluirá as parcelas bloqueadas. Portanto, o cidadão que comprovar as informações voltará à folha de pagamento normal do programa. E, como se não bastasse, ainda irá receber as parcelas referentes aos meses em que ficou sem o benefício.

Saiba também: Bolsa Família começa a DESBLOQUEAR novo grupo de beneficiários: veja se você tem direito

Datas de pagamento já estão disponíveis: veja quando você irá receber

Para aqueles que estão regulares no programa, as parcelas de julho serão depositadas normalmente. A princípio, os repasses começarão na próxima terça-feira, 18. Além disso, outra boa notícia é que algumas pessoas receberão de maneira antecipada. A antecipação, autorizada por uma resolução da Caixa, permite que os beneficiários que têm o pagamento programado para a segunda-feira movimentem antes os valores.

Dessa forma, em julho, os contemplados com a antecipação serão os beneficiários com o Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 5 ou 0. Confira abaixo o calendário de pagamentos definido para este mês:

  • 18 de julho: NIS final 1;
  • 19 de julho: NIS final 2;
  • 20 de julho: NIS final 3;
  • 21 de julho: NIS final 4;
  • 24 de julho: NIS final 5 (pagamento antecipado para sábado, dia 22/07);
  • 25 de julho: NIS final 6;
  • 26 de julho: NIS final 7;
  • 27 de julho: NIS final 8;
  • 28 de julho: NIS final 9;
  • 31 de julho: NIS final 0 (pagamento antecipado para sábado, dia 29/07).

Por fim, como de costume, para ter utilizar os valores do Bolsa Família, o beneficiário continua tendo as seguintes vias: Agências da Caixa Econômica Federal; Casas Lotéricas; ou Caixas eletrônicos com os cartões do programa. Há também como movimentar o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem. Para acesso à plataforma, utilize os endereços a seguir:

  • Versão para Android: https://bityli.com/SVbrUS
  • Versão para iPhone (iOS): https://bityli.com/FwISrT

Veja também: Saiba como receber o retroativo do Bolsa Família NESTE mês