Bolsa Família e gratificação NATALINA: Lula confirma excelente notícia para os beneficiários do programa

Beneficiários do programa Bolsa Família animam-se com a possibilidade de receber um benefício EXTRA neste fim de ano. Entenda a seguir.

Atualmente, o Bolsa Família figura entre os principais benefícios sociais do Governo Federal. Com mais de 21 milhões de famílias atendidas, a iniciativa pública garante um repasse mínimo de R$600 mensais. Os valores, no entanto, podem ser ainda maiores, caso o núcleo familiar atenda aos requisitos exigidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) para com os benefícios complementares. Um deles, por exemplo, é a Gratificação Natalina, isto é, o 13º salário.

Como medida excepcional, o Governo Federal liberou o pagamento da Gratificação Natalina para os beneficiários do Bolsa Família no final de 2019. Com isso, muitos inscritos no programa ainda questionam sobre a retomada do benefício. Sabendo disso, a equipe atual, chefiada pelo Presidente Lula, anunciou o seu posicionamento a respeito do assunto. E segundo ela, o Bolsa Família não contará com a Gratificação Natalina em 2023. Porém, um outro adicional está confirmado. Veja a seguir.

Bolsa Família terá Gratificação Natalina em 2023? Entenda. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Por que não haverá a Gratificação Natalina em 2023?

Antes de mais nada, é importante estar ciente do motivo pelo qual a equipe do Presidente Lula não optar pelo pagamento da Gratificação Natalina em 2023. De acordo com ela, por não possuir natureza remuneratória, o Bolsa Família não contará com o benefício do 13º salário. A boa notícia é que existem alguns projetos de lei em andamento que pretendem mudar o cenário; contudo, nenhum deles avançou nas Casas Legislativas a ponto de serem encaminhados para sanção ou veto presidencial.

A decisão também se aplica aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De maneira geral, os inscritos no programa recebem parcelas mensais de um salário mínimo, mas não possuem direito ao 13º salário no final de todos os anos. Isso porque, assim como ocorre com o Bolsa Família, o benefício do INSS tem natureza apenas assistencial, e não remuneratória.

Veja também: Passo a passo para descobrir o valor do Bolsa Família de novembro

Afinal, qual adicional do Bolsa Família está previsto para dezembro?

Embora não tenha confirmado o pagamento da Gratificação Natalina para os beneficiários do Bolsa Família em 2023, Lula e sua equipe confirmaram uma excelente notícia para o grupo. De acordo com o chefe do executivo, haverá o pagamento de um outro adicional durante o mês de dezembro. Trata-se do Vale Gás, um programa do Governo Federal de auxílio à compra do gás de cozinha, destinado a famílias de baixa renda.

Em relação aos valores, para determinar o montante depositado do Vale Gás, o Governo Federal realiza a média dos últimos preços do gás de cozinha. Dessa forma, a quantia atual do benefício está em R$ 108. Ademais, também é importante esclarecer que o pagamento do benefício não acontece no mês de novembro. Isso porque os depósitos acontecem a cada dois meses, e a última transferência aconteceu em outubro.

Para mais informações, basta ligar para o número 121, da Central de Atendimento do Ministério do Desenvolvimento Social. Através do atendimento realizado ao telefone, o beneficiário consegue solucionar dúvidas básicas e realizar consultas quanto ao benefício. Outra opção é utilizar o aplicativo do Bolsa Família, disponível nos links abaixo:

  • Versão para Android: https://curtlink.com/jMg9
  • Versão para iPhone (iOS): https://curtlink.com/jO6x

Veja também: Bolsa Família de final de ano com CORTES no valor? Entenda!