Bolsa Família: Governo AMPLIA prazo para SAQUE – Veja como FICOU!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Bolsa Família: Governo AMPLIA prazo para SAQUE – Entenda como vai acontecer o saque do programa para quem quer ter o dinheiro em mãos!

Muitas pessoas ainda estão tentando manter o isolamento social necessário por conta do novo coronavírus. Muitos também estão em famílias que possuem pessoas em grupo de risco, logo, sair de casa pode não ser tão simples. Por isso o Governo ampliou o prazo para saque do Bolsa Família

Essa é uma medida que irá afetar de forma positiva todos os beneficiários do programa. Por isso é importante ficar atento para as novas datas e como funcionará exatamente esse processo de ampliação. 

Bolsa Família: Governo AMPLIA prazo para SAQUE
Imagem: Divulgação

Prazo para Saques Bolsa Família

O Governo Federal alterou o prazo para saques do Bolsa Família. Agora os cronogramas foram ampliados e isso aconteceu justamente por conta da pandemia do novo coronavírus que está afetando beneficiários em todo o Brasil. 

De acordo com decreto que regulamenta a lei do programa, de 2004, os valores não sacados em até três meses podem ser restituídos. De acordo com essa nova portaria do Diário Oficial da União, haverá uma mudança. 

O que isso quer dizer? Quer dizer que quem não sacou o Bolsa Família poderá obter os valores que já foram disponibilizados e ainda não foram retirados. Ou seja, a prorrogação indica que todas as parcelas pagas ainda estão válidas seguindo calendário de pagamento. 

O texto assinado pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, surge como medida considerando as famílias beneficiárias. A intenção é que não haja aglomeração para a realização do saque do dinheiro. 

Pagamento Bolsa Família

É importante atentar para o pagamento do Bolsa Família já que são muitas pessoas afetadas. Apenas em junho, a folha total do programa atingiu os números de 14,283 milhões de famílias atendidas. 

Desse total, mais de 13,6 milhões receberam o Auxílio Emergencial enquanto outras 650 mil famílias contaram com o pagamento regular do programa. Por isso é importante que esses, principalmente, fiquem atentos para a ampliação do prazo para saque. 

Suspensão de Cadastro Bolsa Família

Por fim, outra medida ligada ao programa foi a suspensão de revisão cadastral do Bolsa Família. Os procedimentos operacionais também deverão ser parados bem como as revisões do Cadastro Único (CadÚnico). 

A intenção do Governo é também evitar aglomeração de pessoas e exposição ao novo coronavírus. Essa suspensão (que já estava em vigência) fica por mais 6 meses. Assim ficam suspensos serviços do Bolsa Família como: 

  • Revisão Cadastral; 
  • Averiguação Cadastral; 
  • Aplicação de bloqueios, suspensão e cancelamento de benefícios financeiros. 

Para saber mais, acesse o site: https://pronatec.pro.br/suspensao-de-analise-bolsa-familia-e-cadastro-unico/

 

Leia Também