Bolsa Família e Cadastro Único serão afetados: Suspensões durante 6 meses

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Bolsa Família e Cadastro Único serão afetados – Confira como fica o atendimento para esses programas por conta da pandemia neste segundo semestre!

Hoje em dia são milhões de brasileiras e brasileiros que recebem algum tipo de benefício do Governo Federal. Com a pandemia, porém, alguns estão passando por dificuldades: é o caso de quem está no Bolsa Família e Cadastro Único

Com o número de casos do novo coronavírus ainda não estabilizado, os atendimentos presenciais acabam prejudicados. Por isso as suspensões de atividades são algumas das atividades que podem complicar essas pessoas. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre isso. Entenda e saiba como deverá funcionar para quem é um cadastrado em um dos sistemas sociais. 

Bolsa Família e Cadastro Único serão afetados
Imagem: Divulgação

Suspensão Bolsa Família CadÚnico

Como já foi informado anteriormente neste mesmo site, a suspensão do Bolsa Família e do CadÚnico foram definidas em texto publicado no Diário Oficial da União. Mas ainda existem muitas pessoas com dúvidas sobre como está funcionando esse sistema. 

O que foi definido não é exatamente uma suspensão DOS programas, mas sim de atividades específicas. Revisões cadastrais e procedimentos operacionais do Bolsa Família e do Cadastro Único já estavam parados e o texto aprovado recentemente garante uma prorrogação disso. 

Ou seja, agora por mais 180 dias, isto é, seis meses, esse tipo de ação presencial estará parado para manter o isolamento social necessário. É exatamente isso que afirma a portaria aprovada que diz que é necessário evitar aglomerações de pessoas. 

Revisões e bloqueio Bolsa Família 

As revisões e o bloqueio do Bolsa Família e do Cadastro Único estão entre essas ações pausadas. Essa é uma boa notícia já que muitas pessoas estão com medo de não poder fazer a revisão e passar por algum tipo de “punição”. 

Mas a suspensão do Bolsa Família se estende para ações como:

  • Revisão cadastral; 
  • Processos de averiguação cadastral;
  • Ações de bloqueio ou cancelamento de benefícios financeiros;
  • Bloqueios por descumprimento de regras do Bolsa Família;
  • Também estão proibidos bloqueios de famílias sem acompanhamento das condicionalidades do programa. 

Quando volta atendimento Bolsa Família CadÚnico

Mas finalmente: quando volta o atendimento presencial do Bolsa Família e Cadastro Único? De acordo com o texto de prorrogação da suspensão, as operações desse tipo estão sendo dificultadas nas cidades, por exemplo, por conta da suspensão de aulas e do uso atual de unidades de saúde para casos de coronavírus. 

Ou seja, isso tudo junto com o fechamento parcial dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e postos diversos de cadastramento, dificultam o retorno. Ou seja, os atendimentos presenciais para Bolsa Família devem voltar para a população apenas em janeiro de 2021. 

Ainda assim, o Governo garantiu que em nível municipal algumas ações – como alterações cadastrais – poderão ser feitas para famílias beneficiárias em casos extremos e em cidades que estão em situação de emergência. 

NOVO Calendário da 5ª parcela do Auxílio Emergencial para inscritos no Bolsa Família: Datas das Parcelas!

 

Leia Também