Bolsa Família mais rígido? Confira as novas exigências para receber as parcelas do programa social

Confira todos os detalhes sobre o futuro do atual Auxílio Brasil: saiba quais mudanças são previstas!

Muitos sabem que o principal programa de transferência de renda do Brasil é o atual Auxílio Brasil. Contudo, muitas notícias estão saindo sobre possíveis mudanças, incluindo a possibilidade de um Bolsa Família mais rígido

Será que é verdade? Confira a seguir todos os detalhes sobre o programa com base no que foi informado até agora. Fique atento para saber se você vai sofrer com possíveis novas regras e o que está previsto para os pagamentos com adicional em 2023. 

Bolsa Família 2023
Confira quais são as principais exigências para beneficiários do Bolsa Família em 2023 (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Quem recebe Auxílio Brasil vai receber Bolsa Família?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que até o momento não estão confirmadas mudanças consideradas “drásticas” no benefício. 

Ou seja, ao que tudo indica, quem recebe o Auxílio Brasil hoje em dia vai continuar recebendo o Bolsa Família normalmente. Inclusive, está confirmada a possibilidade de continuar usando o mesmo cartão. 

Em outras palavras, a transição deve manter a maioria dos beneficiários normalmente. Em um primeiro momento, o que se sabe apenas é que haverá um pente-fino no Bolsa Família para garantir que os pagamentos sigam justos. A informação foi confirmada pelo futuro ministro do Desenvolvimento Social, o senador eleito Wellington Dias (PT). 

Ou seja, quem está irregular deve ficar atento já que pode perder o benefício a qualquer momento. A intenção é justamente manter nos pagamentos aqueles beneficiários que estão dentro das regras. 

Veja também: Parcelas do Auxílio Gás serão PAGAS aos brasileiros juntamente com o Bolsa Família? Qual será o valor do auxílio?

Novas regras no Bolsa Família?

Ao que tudo indica, também não devem surgir muitas novidades em relação ao regulamento. Ou seja, caso existam, serão poucas as novas regras no Bolsa Família em 2023. O que algumas pessoas estão chamando de novidades são, na verdade, a retomada de algumas ações que já existiam. 

Por exemplo, desde o início da pandemia acabou a exigência de carteira de vacinação para crianças das famílias beneficiadas. 

A ideia é que isso mude a partir de 2023. O novo governo pretende regularizar essas e outras situações ligadas à saúde das famílias que estão inscritas. 

Novas exigências do Bolsa Família em 2023

Por fim, a equipe de transição já avaliou algumas mudanças necessárias e isso deve começar já no primeiro semestre do novo ano. 

Ao que tudo indica, entre as novas exigências para quem recebe Bolsa Família em 2023 o foco ficará, principalmente, nas seguintes questões:

  • Para gestantes é necessário o acompanhamento pré-natal;
  • Mães que realizam a amamentação precisam ter acompanhamento;
  • Atualização da carteira de vacinação – principalmente de crianças;
  • Acompanhamento de ações socioeducativas para crianças em situação de trabalho infantil;
  • Comprovante de matrícula escolar – apenas no caso de famílias com crianças. 

Ou seja, ao que tudo indica não haverão grandes mudanças para quem já recebia o Bolsa Família antes do Auxílio Brasil. Todas essas exigências são “antigas” e consideradas necessárias para a garantia da saúde familiar e manutenção dos pagamentos. 

Finalmente, outra exigência é a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) com frequência de pelo menos dois anos (a cada dois anos). 

Veja também: Tenho cartão do Auxílio Brasil, e agora? Posso usar no Bolsa Família?