Novos pagamentos do Bolsa Família: brasileiros estão sendo SURPREENDIDOS

Os pagamentos do Bolsa Família referentes a 2024 estão surpreendendo em alguns sentidos. Veja os detalhes dos novos repasses que começaram em 19/02.

O programa Bolsa Família, uma das principais iniciativas de transferência de renda do Brasil, iniciou uma nova leva de pagamentos em 19 de fevereiro de 2024, trazendo novidades para os seus beneficiários, no que diz respeito a estes novos repasses.

Trata-se de uma nova fase do programa, que promete alcançar cinco grupos distintos, com a expectativa de que o cronograma de pagamentos seja concluído no final do mês em questão, beneficiando pelo menos 21 milhões de famílias em todo o país.

Mais detalhes sobre esse importante assunto, de grande interesse por boa parte da população brasileira, podem ser conferidos no decorrer dos parágrafos a seguir.

Novos pagamentos do Bolsa Família brasileiros estão sendo SURPREENDIDOS
Muitos brasileiros ainda irão receber o Bolsa Família em fevereiro | Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Sobre a quantia paga pelo Bolsa Família no mês de fevereiro

O valor médio dos repasses do benefício para o mês de fevereiro foi anunciado como R$ 686,10, sendo esta uma média calculada a partir da soma de todos os pagamentos dividida pelo número oficial de contemplados.

Ainda, quanto a fevereiro, vale frisar que mais de 1,25 milhão de famílias, de 85 municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, receberam o pagamento de forma unificada, independente do Número de Identificação Social (NIS).

A numeração do NIS continua sendo importante

Já para os demais beneficiários, o cronograma do Bolsa Família segue de acordo com o último dígito do NIS, estendendo-se até o final de fevereiro.

Notavelmente, 240 mil famílias foram recém-aprovadas no programa, e outras 2,29 milhões estão sob a regra de proteção, que ajusta o benefício para aqueles que ultrapassaram o limite de renda mensal permitido, recebendo 50% do valor a que teriam direito.

Veja também: Entenda POR QUE milhares de famílias podem perder o Bolsa Família em 2024

Quanto ao saque do dinheiro disponibilizado

Para sacar o benefício, os contemplados pelo programa Bolsa Família podem utilizar o famoso aplicativo Caixa Tem para realizar suas movimentações online, incluindo as transferências via PIX e o uso do cartão de débito, entre outras opções.

Além disso, é necessário saber que também existe a praticidade de realizar os saques diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal ou mesmo nas casas lotéricas, apresentando um documento de identificação com foto.

O programa Bolsa Família continua, em 2024, sua missão de ser um pilar essencial na estrutura de assistência social do Brasil, adaptando-se às necessidades emergentes das famílias vulneráveis e promovendo um ciclo de pagamentos eficaz e inclusivo.

Sobre os dias de pagamento

Além do dia 16, que foi o primeiro dia de repasse, o calendário oficial de pagamentos para fevereiro foi dividido em dois blocos: dias 19, 20, 21, 22 e 23; e, após um breve intervalo, os dias 26, 27, 28 e 29. Sempre seguindo a regra em relação ao NIS.

Por fim, ainda no que diz respeito às regras, é imprescindível que os beneficiários que não queiram perder o acesso aos pagamentos do Bolsa Família atendam ao que é solicitado pelo Governo Federal.

As mulheres grávidas, por exemplo, deve fazer acompanhamento médico regular, assim como as crianças devem ser mantidas com boa frequência escolar.

Essas exigências, e muitas outras, reforçam a intenção governamental de não só dar renda às famílias necessitadas, mas também de incentivá-las a evoluir dentro do contexto social.

Confira mais: Governo vai fazer PIX de R$ 102,00 em fevereiro para milhares de brasileiros; confira os requisitos para receber