Bolsa Família Cancelado – O que fazer!

Bolsa Família Cancelado – O que fazer!

Bolsa Família Cancelado – Veja como proceder para não ter o seu benefício interrompido ou como recuperá-lo!

Saiba como proceder caso tenha o seu Bolsa Família Cancelado. Você pode ter descumprido algumas das regras estabelecidas pelo programa, se isso ocorrer, imediatamente a família vai perder o seu benefício, mas no entanto é perfeitamente possível reverter a situação e passar a recebê-lo novamente.

O Bolsa Família é um dos mais famosos e principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo federal. O direito de receber é de todas famílias com uma renda mensal per capita mensal de R$ 154,00, após realizar o seu cadastro, a família passa a receber um valor pré estabelecido por mês.

Ao realizar o seu cadastro a família precisa cumprir os requisitos para receber o benefício, e caso descumpra alguma delas com o passar do tempo o benefício é cortado da família pelo Governo Federal. Mas chamamos a atenção para a principal delas, que é manter as crianças na escola e com frequência regular, que é 85% no ano letivo.

Bolsa Família Cancelado
Foto: Divulgação

Causas do cancelamento do Bolsa Família

As Causa do cancelamento do Bolsa Família, você sabe? Bom, vamos lá! Se devido a algum motivo, houve descumprimento de algum termo necessário para o acesso ao programa, ele poderá ser bloqueado por tempo indeterminado, isso é, até que a situação seja esclarecida e resolvida pela família. Essas irregularidades são verificadas pelo setor especializado, que vai conferir se as famílias estão cumprindo com o acordado das regras estabelecidas.

Causas do cancelamento do Bolsa Família
Foto: Divulgação

Quando há esse cancelamento a família pode pedir que o pagamento seja reativado, porém, vai ser necessário passar novamente pelo processo que selecionou a família para receber o benefício. Ou seja, todos os seus dados serão reavaliados, e precisam obedecer todas regras previstas novamente.

É muito importante, para que seu benefício não seja cancelado, é manter todos os dados cadastrais sempre atualizados. A atualização é obrigatória e deve ser realizada em um dos centros destinados a atender os beneficiários, ele contará com representantes do programa, igualmente como no Cras (Centro de Referência e Assistência Social).

Veja também os Valores e as Datas de Pagamento do Bolsa Família em Julho!

Recuperar Bolsa Família cancelado

A primeira atitude a ser tomada para Recuperar Bolsa Família cancelado é procurar saber em  qual situação o benefício se encontra, já que ele pode ser bloqueado, suspenso ou cancelado. Para isso basta realizar uma consulta no Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC), que é uma ferramenta da Caixa Econômica que oferece as informações sobre cada família que possui cadastro no Bolsa Família, basta fornecer alguns dados do titular.

Recuperar Bolsa Família cancelado
Foto: Divulgação

Após o titular descobrir em qual situação se encontra o seu benefício, ele deve procurar uma unidade do Cras ou algum outro lugar que atenda ao Programa Bolsa Família e solicitar a liberação do pagamento. Nela, a assistente social responsável irá avaliar todos os dados da família novamente e também relatar o principal motivo do cancelamento.

Página do SIBEC para consulta do Benefício: https://www.beneficiossociais.caixa.gov.br/consulta/beneficio/04.01.00-00_00.asp

Confira também o Novo Calendário PIS/Pasep 2018!

 

Leia Também