Como eu consigo saber se fui APROVADO no Bolsa Família? Aprenda a consultar sua inscrição!
Aprenda detalhadamente como acessar os canais de atendimento e saiba quais são eles
Boa notícia: Finalmente saiu a lista de aprovados para o Bolsa Família em setembro de 2023 e foi divulgada hoje pelo MDS. Mais de 20 milhões de famílias brasileiras são beneficiárias do programa que oferece ajuda financeira a pessoas vulneráveis socialmente.
A novidade é que além dos beneficiários já inscritos, aqueles que foram bloqueados ou cancelados também podem checar sua situação. A divulgação dessa lista gerou ansiedade nos usuários do programa. A seguir vamos passar detalhadamente como verificar a aprovação no programa.

Canais de atendimento:
O Ministério do Desenvolvimento Social lançou um novo portal para beneficiários do novo Programa Bolsa Família. O portal oferece atendimento online de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
- Passo a passo para acessar o portal:
- Acesse o site oficial do Ministério do Desenvolvimento Social (gov.br).
- Clique nas três linhas azuis no canto superior esquerdo da tela para abrir o menu.
- Selecione a opção “Canais de Atendimento”.
- Clique na opção “Fale Conosco”.
- Clique na opção “Bate-papo”.
- Uma nova tela estará aberta. Insira seu nome completo, e-mail e telefone. Clique em “Iniciar”.
- Escolha as opções relacionadas à consulta.
É válido ressaltar que até o presente momento, apenas as informações de quem entrou no programa ou foi desbloqueado estão disponíveis, infelizmente ainda não é possível saber com exatidão os valores que serão pagos, nem consultar nos apps do Caixa Tem e Bolsa Família, a folha de pagamento do programa que define o valor do pagamento só será liberada após o dia 10 .
Outros canais:
Além do portal online, é possível entrar em contato através de outros canais, confira a seguir:
- Telefone: 111, canal de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal. O atendimento é 24h durante todos os dias da semana.
- Aplicativo Bolsa Família: disponível para Android e iOS. O aplicativo permite consultar informações sobre o benefício, tais como valor, situação e dados de pagamento.
- Chat do Governo: disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. O chat é atendido por assistentes virtuais, que podem responder dúvidas sobre o Bolsa Família.
- Central de Atendimento da Caixa: 0800 726 0207. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados das 8h às 14h.
- Ouvidoria do Bolsa Família: 0800 725 7474. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Além desses canais, os beneficiários do Bolsa Família também podem ser atendidos pessoalmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos postos de atendimento da Caixa Econômica Federal.
A escolha do canal de atendimento mais adequado dependerá das necessidades dos beneficiários. Se o beneficiário tiver dúvidas simples, ele pode consultar o site do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário ou usar o chat do governo. Se o beneficiário precisar de informações mais específicas, ele poderá ligar para a central de atendimento da Caixa Econômica Federal ou para a ouvidoria do Bolsa Família.
Entenda a condições para participar do programa
Em 2023, o programa Bolsa Família aumentou o valor do benefício para R$ 600 por família, com um acréscimo de R$ 150 por criança de até seis anos.
Entenda as condições:
- A renda mensal per capita da família não deve ser superior a R$ 105,00.
- A família deve ter em composição suas crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos incompletos.
- A família deve estar inscrita no CadÚnico.
- Para se cadastrar no Bolsa Família, é necessário comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. No CRAS, você deverá apresentar os seguintes documentos: RG ou CNH, CPF, Certidão de nascimento ou casamento, Comprovante de residência, Comprovante de rendimento, CadÚnico atualizado.
- Após a inscrição, o CRAS fará uma avaliação da sua situação socioeconômica e, se aprovado, você será inscrito no Bolsa Família.
O pagamento do Bolsa Família é feito mensalmente, na conta poupança digital da Caixa Econômica Federal. Você pode consultar o saldo e movimentar a conta pelo aplicativo Caixa Tem.
Para mais informações sobre o Bolsa Família, visite o site do Ministério da Cidadania.
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