Bolsa Família: programa do governo alcança marca histórica de contemplação

O governo federal divulgou um dado que foi concedido recentemente pelo INSS que conta com uma excelente notícia sobre o Bolsa Família, representando um marco histórico para o programa de transferência de renda.

O governo federal brasileiro oferece uma série de benefícios sociais para a população que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio de programas de assistência social e transferência de renda. O programa em questão foi criado em 2003, através da Medida Provisória 132, que logo no ano seguinte se tornou lei. O responsável por instituir o benefício foi Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que na época estava cumprindo o seu primeiro mandato na presidência da República.

O programa de transferência de renda foi criado com o intuito de colocar fim ao ciclo geracional de pobreza e extrema pobreza que atravessa diversas gerações de famílias brasileiras. Para que isso seja possível, são feitas transferências condicionadas de saúde, renda e educação por parte da Caixa Econômica Federal. Além disso, para receber o Bolsa Família, é necessário que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Recentemente, o programa Bolsa Família alcançou um marco na sua história. Saiba mais a seguir!

Bolsa Família atinge novo marco histórico. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Bolsa Família alcança marco histórico

As informações compartilhadas recentemente pelo governo federal trazem uma importante e inédita notícia a respeito do Bolsa Família. De acordo com os dados divulgados, entre os meses de janeiro e setembro de 2023, a porcentagem de empregos formais para os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) aumentou.

Os números são responsáveis por comprovar o aumento de emprego formal para as pessoas que recebem o Bolsa Família. Os dados foram obtidos por meio do cruzamento de dados com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), isso porque o órgão possibilita acompanhar em tempo real quando os beneficiários conseguem um emprego com carteira assinada.

Nos últimos meses, o Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social ainda mostrou que com 20 anos de Bolsa Família, cerca de 64% dos beneficiários conseguiram sair do Cadastro Único. Vale ressaltar que para se inscrever no CadÚnico é necessário ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.

Confira também: Bolsa Família de novembro COMEÇOU: descubra quando e como sacar

Calendário do Bolsa Família de novembro

As parcelas do Bolsa Família são pagas nos últimos dez dias do mês pela Caixa Econômica Federal e em novembro não está sendo diferente. Além disso, o calendário de pagamentos do benefício segue a ordem do dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) das famílias beneficiárias.

Neste mês de novembro, os pagamentos referentes ao programa de transferência de renda estão sendo concedidos nas seguintes datas:

  • Final do NIS 1: 17 de novembro;
  • Final do NIS 2: 20 de novembro;
  • Final do NIS 3: 21 de novembro;
  • Final do NIS 4: 22 de novembro;
  • Final do NIS 5: 23 de novembro;
  • Final do NIS 6: 24 de novembro;
  • Final do NIS 7: 27 de novembro;
  • Final do NIS 8: 28 de novembro;
  • Final do NIS 9: 29 de novembro;
  • Final do NIS 0: 30 de novembro.

Saiba mais: Bolsa Família com DESCONTO de R$ 408,00? Saiba mais!