BLOQUEIO no Bolsa Família: 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Parcela PODEM ser BLOQUEADAS pelo MINISTÉRIO? Confira!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

BLOQUEIO no Bolsa Família – Confira a seguir mais informações sobre o possível bloqueio no principal programa de renda fixa do país!

A renovação do Auxílio Emergencial está trazendo muitas mudanças. Entre elas, muitos internautas estão reclamando do bloqueio no Bolsa Família nas últimas parcelas que deveriam ser disponibilizadas normalmente. 

Mas será que isso quer dizer que as 6ª, 7ª, 8ª e 9ª parcelas podem ser bloqueadas pelo Ministério da Cidadania? Muita calma que o processo não é tão simples. Por isso vamos trazer mais informações a seguir. 

Confira mais detalhes e saiba o que estão relatando beneficiários do programa e especialistas que acompanham detalhes do programa e os pagamentos com o Auxílio. Fique ligado!

BLOQUEIO no Bolsa Família
Imagem: Divulgação

Bolsa Família Bloqueado pelo Ministério

Muitas pessoas estão relatando que encontram a mensagem de Bolsa Família bloqueado pelo Ministério. As primeiras informações sobre isso foram disponibilizadas ainda na terceira parcela do pagamento do Auxílio e agora voltaram a se repetir na quinta parte. 

Mas e por que você teve o Bolsa Família bloqueado? Primeiro, é importante entender um ponto específico. Essa mensagem não quer dizer que você teve o programa em si cancelado, mas sim que o Governo Federal entendeu que você não faz parte mais do grupo de beneficiários do Auxílio Emergencial. 

Ou seja, a partir de uma espécie de ‘pente-fino’, o Ministério da Cidadania vê que houve alguma alteração no seu cadastro que fez com que você tenha o Auxílio Emergencial para Bolsa Família bloqueado. Os motivos podem ser vários:

  • Você ou algum membro da família conseguiu um emprego novo (e aumentou a renda familiar);
  • Algum membro da família passou a receber outro benefício do Governo;
  • Alguém começou a receber-seguro desemprego ou então foi aprovado no Auxílio Emergencial; entre outros. 

6ª, 7ª, 8ª, 9ª Parcela Bolsa Família bloqueado

Então é possível ainda que eu possa ter a 6ª, 7ª, 8ª ou 8ª parcelas do Bolsa Família bloqueadas? Esse é um ponto muito importante para que você entenda exatamente o que está acontecendo. 

Caso haja algum tipo de bloqueio, ele NÃO é do Bolsa Família. Como dito anteriormente, o que pode acontecer é um cancelamento do Auxílio Emergencial por entender que você e sua família não precisam mais receber. 

Ou seja, no máximo você terá o bloqueio do Auxílio e não um cancelamento do Bolsa Família – que por lei precisa continuar sendo pago. 

Bolsa Família pode ser bloqueado?

O próprio Supremo Tribunal Federal (STF) já se posicionou afirmando que o Bolsa Família não pode ser bloqueado até o fim do estado de calamidade pública. Ou seja, até o dia 31 de dezembro de 2020 é proibido o cancelamento de pagamentos do benefícios desse programa.

O que está sendo feito agora é um peso de qual é o valor mais interessante para o beneficiário. Ou seja, quem recebia um Bolsa Família maior do que o valor da renovação do Auxílio (R$ 300) voltará a receber esse valor. E quem não estiver mais dentro dos requisitos do Auxílio, deve voltar a receber apenas o programa de renda fixa normalmente. 

Para saber mais sobre a situação das mães chefes de família, acesse: https://pronatec.pro.br/bolsa-familia-para-maes-chefes-de-familia/

 

Leia Também