BOLSA FAMÍLIA 2023: saiba o que é preciso para receber o benefício

Bolsa Família de 2023 está deixando beneficiários preocupados com andamento do programa.

O Bolsa Família 2023 já está dando o que falar entre os brasileiros. Com a chegada de um novo governo no poder, a expectativa para os benefícios sociais está em alta. Como o PT foi o criador do Bolsa Família, os beneficiários esperam que o programa mude. 

Vale lembrar que durante os últimos quatro anos, o atual presidente realizou várias mudanças. Dentre elas, a modificação do  Bolsa Família para Auxílio Brasil. Com Lula no poder de novo, o benefício deve voltar às suas raízes. 

BOLSA FAMÍLIA 2023: saiba o que é preciso para receber o benefício
Saiba mais sobre o Bolsa Família de 2023 – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Bolsa Família 2023

Os benefícios do Auxílio Brasil já estão preocupados. Isso porque o programa continua um mistério para o próximo ano. Contudo, algumas expectativas existem. Uma delas é em relação ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

A base de dados do Governo Federal deverá permanecer por conta da sua grande praticidade. Ela facilitou bastante a entrada e exclusão das famílias no benefício. Considerando todas as regras para participar da opção. 

Vale lembrar que essa ferramenta do governo reúne todas as informações da população brasileira em vulnerabilidade. Assim, essas pessoas que possuem baixa renda estão cadastradas com todos seus dados. 

Dessa maneira, o Ministério da Cidadania pode redirecionar as famílias de maneira mais rápida. Além disso, consegue fazer isso não só para o Auxílio Brasil como também para outros programas. 

Mesmo já estando em vigor há muitos anos, o Cadastro Único começou a ficar popular recentemente. Esse processo se deu no momento do pagamento do Auxílio Emergencial em 2020. Depois participou do lançamento do Auxílio Brasil. 

Agora, depois das eleições, um novo presidente foi eleito. Com ele, o aviso da reestruturação do Bolsa Família em 2023. 

Saiba mais: Novidade do Bolsa Família ANIMA brasileiros

Novo benefício?

O Bolsa Família já é um antigo conhecido do país. Criado pelo governo Lula, ele atendeu milhões de famílias em todo o Brasil. Agora, ele é uma das principais promessas do presidente. 

De acordo com o novo chefe de Estado, a expectativa é reviver o programa. Vale lembrar que ele foi extinto em outubro de 2021. Assim, os processos para realizar essa questão já estão a todo vapor através da Proposta de Emenda à Constituição. Também está sendo conhecida como PEC de transição. 

Como me inscrever?

Os interessados em receber o famoso Bolsa Família no próximo ano não precisam se inscrever no programa. Para isso, no entanto, é necessário entrar para o Cadastro Único. O processo é simples. 

O primeiro passo é que a família selecione um representante que tenha mais de 16 anos. O Governo Federal solicita que seja, de preferência, uma mulher. Em seguida, essa pessoa deve ir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Eles estão presentes em quase todas as cidades do país.

No local, um funcionário será responsável por colher todas as informações das famílias. Será perguntado sobre renda, integrantes, moradia, endereço, crianças e outros pontos. 

Após oferecer todas as informações necessárias, a pessoa deverá mostrar os documentos de identificação. O governo solicita que o beneficiário apresente um documento oficial de cada integrante. 

A pessoa também deve apresentar comprovante de residência. É importante levar também a carteira de trabalho de todos os integrantes para comprovar renda. 

Veja também: Novas EXIGÊNCIAS para receber o Bolsa Família: saiba o que será preciso!