BOAS NOTÍCIAS: veja o que diz Haddad sobre próximo semestre no Brasil

Após os primeiros de governo Lula, grande parte dos representantes estão prevendo boas estatísticas para a economia do país nos próximos meses, considerando as mudanças propostas.

O ano de 2023, sem sombra de dúvidas, está sendo um ano de grande importância para os cidadãos brasileiros. O mês de janeiro foi marcado pelo processo de transição governamental, cujo o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pôde tomar posse.

Neste sentido, após as diversas mudanças propostas pelo Governo Federal para o Brasil, as últimas notícias e estimativas foram um tanto quanto interessantes, economicamente dizendo. Essas estimativas também são responsáveis por afetar diretamente cada um dos cidadãos, considerando o poder de compra.

Dessa forma, após as notícias divulgadas sobre a inflação, o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ainda informou que espera que mais notícias boas deverão vir em breve, gerando ainda mais impacto no âmbito econômico do país, o que despertou a curiosidade de muitos.

Haddad
Mais mudanças previstas / Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

IBGE divulga notícia importante sobre a inflação vigente no país

Como é de conhecimento de todos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é um dos órgãos de aior importância vigentes no Brasil. Essa importância é dada porque o IBGE é responsável por apresentar dados indispensáveis sobre as movimentações que acontecem no país.

Neste sentido, dentre os dados extremamente relevantes, tem-se o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esse índice é responsável por “medir”, por assim dizer, a taxa inflacionária vigente no país em determinado período.

Essa taxa inflacionária é aquela que define a cobrança de impostos que incidem sobre diversos itens e serviços, como por exemplo, os próprios alimentos. Assim, quando o IPCA está em alta, significa que os impostos também estão, o que não é nada vantajoso para os consumidores.

Por outro lado, recentemente, o IBGE divulgou alguns dados que apontaram que o IPCA passou por uma queda significativa durante o mês de junho. De forma mais clara, a queda apontou uma redução de 0,08% no mês em questão.

Veja também: Descubra se você TAMBÉM poderá receber perdão de dívidas: programa do governo divulga LISTA

Haddad diz que existem novas previsões de melhorias

Atualmente, Fernando Haddad é responsável pelo ministério da Fazenda do Brasil, um dos ministérios que também atuam de forma extremamente indispensável. Dessa forma, de acordo com o ministro, a queda do IPCA já estava prevista e fazia parte dos planos governamentais.

Contudo, Haddad disse que essa não é a única notícia boa. De acordo com o ministro, espera-se também que a taxa Selic sofra uma redução considerável em breve. Essa redução é esperada porque o Comitê de Política Monetária (Copom) deverá se reunir em agosto para discuti-la.

É pertinente pontuar que a taxa Selic atua como a taxa básica de juros do Brasil, logo, todas as alterações também afetam diversas áreas econômicas, como por exemplo, os investimentos. Atualmente, o indicador da taxa Selic está em 13,75%.

Ademais, o Governo Federal ainda está prevendo uma série de mudanças que buscam apresentar grandes melhorias ao país. Dentre elas, inclusive, está a nova reforma tributária, aprovada recentemente e que deverá impactar diretamente todo cidadão.

Veja também: SAIU! Governo revela quais os valores de cada faixa do Minha Casa, Minha Vida: veja se você pode participar