Quem está bloqueado ou CANCELADO no CRAS pode liberar seu benefício: veja como!

Saiba como muitas pessoas estão conseguindo liberar seus benefícios pelo CRAS!

O Brasil continua sendo um dos países mais desiguais do mundo quando o assunto é o excesso de dinheiro de uns e o pouco dinheiro de outros. Muitas famílias ainda precisam de ajuda direta do Governo Federal. 

Por isso é importante ficar ligado para o funcionamento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Esses espaços são responsáveis justamente pela disponibilização de pagamentos e benefícios que vão fazer toda a diferença para os brasileiros. Por isso, confira os detalhes sobre quem está com a renda bloqueada ou cancelada.

Bloqueio CRAS
Confira todos os detalhes sobre como lidar com bloqueios e cancelamentos em benefícios (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

O que é CRAS

Antes de mais nada, é necessário entender exatamente o que são essas unidades de atendimento que recebem milhares de brasileiros todos os dias. 

De forma bastante resumida, os CRAS são o serviço responsável por dar assistência social para os brasileiros em situação de pobreza e extrema pobreza. 

Ou seja, quando alguém precisa de algum tipo de ajuda em relação às questões sociais, pode procurar essa unidade. É através do sistema ligado ao CRAS – Cadastro Único (CadÚnico), por exemplo – que muita gente pode ficar “visível” para benefícios e auxílios. 

Isso quer dizer que quem recebe o pagamento do programa Bolsa Família, principal transferência de renda no país, precisa passar por esse tipo de assistência.

Veja também: Urgente: aplicativo do Bolsa Família fica INDISPONÍVEL, e agora? Perdi meu benefício?

É possível ser bloqueado no CRAS?

Não exatamente. É importante lembrar que quando falamos em cancelamento ou bloqueio no CRAS, estamos falando desse tipo de ação relacionado ao Bolsa Família. 

Portanto, muitas pessoas acabam realmente bloqueadas no programa. Isso acontece por diversas situações como:

  • Falta de movimento do dinheiro – por 90 dias ou mais; 
  • Verificação de fraudes no pagamento: em casos de golpistas ou mesmo de pessoas que tentam receber mais de um benefício por família; 
  • Problemas sobre o cadastro como família unipessoal – de uma pessoa só. 

Nesse último caso, porém, é importante lembrar que a situação não está “perdida” muitas vezes. O que acontece é que o sistema entende que há um problema e é necessária a comprovação da situação atual. 

Como liberar o bloqueio no CRAS

Por fim, é importante lembrar que existe no sistema uma abertura para reaver exatamente qual é a situação dos beneficiários. 

Isso acontece em um campo chamado de averiguação unipessoal. Muitas pessoas receberam um tipo de bloqueio sobre essa possibilidade de ser família de uma pessoa só recebendo em outra condição. 

Por isso, quem realmente mora sozinho e está com o benefício bloqueado ou até cancelado no CRAS, pode reaver isso. Nesse caso, é necessário buscar uma unidade de atendimento para fazer a comprovação. 

Isso é feito a partir de documentos comprobatórios – de renda, de moradia e outros que podem ser solicitados. Contudo, o melhor caminho é sempre ir até o CRAS e falar que existe algum tipo de pendência. 

O Governo Federal está tratando com atenção esse tipo de bloqueio ou cancelamento. Na maioria dos casos, o benefício do Bolsa Família é desbloqueado já na próxima parcela junto com o valor retroativo. 

Veja também: Governo anuncia DESBLOQUEIO em MASSA no Bolsa Família; aprenda a consultar se seu benefício foi liberado