ATENÇÃO: a Black Friday está prestes a começar, veja como comprar com o maior desconto

Veja quais são os produtos mais buscados pelos consumidores e as dicas para aproveitar as promoções pagando menos e levando mais.

Na sexta-feira (25) o setor de compras de todo o país vai realizar a Black Friday, época muito esperada por vendedores e compradores para movimentar a economia. Esse ano o período terá um diferencial e vai coincidir com a Copa do Mundo de futebol, que promete impulsionar ainda mais as vendas, para se dar bem veja como comprar com o maior desconto.

O evento sempre acontece na última sexta-feira de novembro, com descontos especiais e ofertas de pagamento e frete diferenciadas. Tanto as lojas físicas como as virtuais participam da maior promoção do Brasil, algumas com descontos de mais de 90% nos produtos e serviços. É tanta promoção que o consumidor acaba se sentindo perdido diante das ofertas.

Isso acontece porque a Black Friday também é conhecida como um período de fraudes e ofertas falsas, por isso a atenção deve ser redobrada antes de comprar o que ver pela frente. Vale a pena fazer uma lista dos itens que está buscando e realizar uma pesquisa de preço prévia com os valores antes da promoção.

ATENÇÃO: a Black Friday está prestes a começar, veja como comprar com o maior desconto
Veja como avaliar as ofertas, conseguir cupons e cashback. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como comprar com o maior desconto?

No Brasil, é possível encontrar ofertas semanas antes da Black Friday e até mesmo depois, durante todo o mês de novembro, em um movimento conhecido como “Esquenta Black Friday” ou “Black November”. O mais indicado é aproveitar os primeiros dias de promoção, quando os estoques ainda não foram esgotados.

Mas cuidado para não confundir a dica e sair comprando na primeira promoção que encontrar. Pesquise, compare e compre com consciência de que está aproveitando a melhor oferta, o planejamento é a palavra da vez.

Acompanhe as lojas e fique de olho nos preços dos produtos. Americanas, Amazon, Magazine Luiza, Casas Bahia, Mercado Livre, Submarino, AliExpress, Shoppe, Shein e Wish costumam estender o prazo das promoções por mais tempo e geralmente adotam o “Esquenta Black Friday” em seus sites e aplicativos.

Para evitar gastos desnecessários, faça uma lista do que você realmente deseja e precisa antes de ir às compras. Inclua também os produtos e serviços que eventualmente podem ser incluídos, vale a pena dar uma olhadinha. Compare sempre para não cair em ofertas falsas quando os varejistas aumentam o preço semanas antes, para baixá-lo na Black Friday, sites com históricos de preço podem ser úteis, como o Zoom.

Saiba mais: Está pensando em comprar algo na Black Friday? Confira 7 sites com os MELHORES DESCONTOS!

Quais produtos devem ter mais desconto na Black Friday?

De acordo com um levantamento feito pela plataforma Reclame Aqui, os produtos mais buscados são os eletrônicos e eletrodomésticos, a exemplo de smartphones, computadores, notebooks, Air Fryer e televisores. Esses itens representam 35% do potencial de compra dos consumidores para a Black Friday, dessa forma devem ser os que terão as maiores ofertas.

Outra pesquisa, dessa vez realizada pelo Grupo Globo, revelou que 72% dos consumidores têm a intenção de comprar algum item entre TVs, calçados e bebidas alcóolicas, muito por influência da Copa do Mundo do Catar. Uma dica para conseguir obter esses produtos com descontos ainda melhores é o uso de cupons e cashbacks que podem ser encontrados em sites como o do TechTudo, Méliuz e Promobit.

Os especialistas indicam que antes de adquirir qualquer item, especialmente no e-commerce, o cliente deve pesquisar a reputação da loja e procurar saber a opinião de outros clientes. Sites como o Reclame Aqui e a Receita Federal podem ajudar nesse processo, em caso de dúvidas procure o Procon da sua localidade.

Saiba mais: BLACK FRIDAY chegando: confira alguns descontos de até 60% já disponíveis!