Mais de R$ 7 BILHÕES serão pagos aos brasileiros através da restituição do Imposto de Renda HOJE
Milhões de brasileiros vão poder ter acesso aos pagamentos do segundo lote da restituição do Imposto de Renda. Confira todos os detalhes importantes no texto abaixo.
A edição do Imposto de Renda de 2020 já chegou ao fim! Nesse ano, milhões de cidadãos brasileiros de declararam o tributo que contribui diretamente para a arrecadação de receita para os nossos cofres públicos. E em um número jamais visto, milhões de cidadãos do nosso país também se classificaram para receber os valores da restituição do Imposto de Renda.
Para quem ainda não conhece, a restituição se refere à devolução parcial das quantias desembolsadas durante a declaração do IR. E com uma nova leva de pagamentos da restituição acontecendo, brasileiros já estão curiosos para saber se poderão receber. Sendo assim, confira detalhes sobre o novo lote de depósitos e saiba se você também pode receber.

Quem tem direito à devolução do Imposto de Renda?
Antes de mais nada, se faz altamente necessário compreender o funcionamento do Imposto de Renda. Dessa forma, será possível entender melhor o porquê de alguns cidadãos brasileiros terem direito à devolução de seus valores. Então, vamos lá!
Primeiramente, como o nome talvez já deve indicar, o Imposto de Renda é um tributo cobrado sobre os rendimentos de um cidadão brasileiro. Sendo assim, a declaração deste imposto deverá conter informações a respeito deste rendimento, para que então o valor devido do imposto possa ser cobrado.
Mas, não é tão simples quanto possa parecer. Isso pois, uma declaração do Imposto de Renda deve ser altamente detalhada e isenta de quaisquer erros que possam vir a ocorrer. Afinal, erros na declaração podem colocar o contribuinte em uma situação nada agradável com a Receita Federal. Por isso, as informações que constam em uma declaração devem ser expostas com cuidado e em detalhes. Além dos rendimentos, devem constar na declaração informações sobre bens, riquezas e gastos do contribuinte.
Mas então, quem pode ter direito aos valores da restituição? Bem, da mesma forma que nem todo mundo precisa declarar o Imposto de Renda, nem todo mundo poderá receber a restituição. De acordo com as regras estabelecidas pela Receita Federal, apenas os cidadãos que declaram mais renda do que deveriam conseguem direito à devolução dos valores.
Veja também: Dinheiro EXTRA: restituição do Imposto de Renda 2023 pode ser MAIOR do que você esperava
Confira se você também vai receber a restituição
Como já foi indicado anteriormente, milhões de cidadãos brasileiros devem receber a restituição nesse ano de 2023. Por isso, a Receita Federal precisa separar os pagamentos por lotes, a fim de atender a todos os contribuintes de uma forma mais eficiente. O primeiro lote da restituição começou a ser pago no dia 31 de maio. Ao todo, brasileiros deste lote conseguiram receber mais de R$7 bilhões, um valor recorde para a Receita Federal.
Dessa forma, o atual lote da restituição se refere ao segundo lote de pagamentos. A Receita deu início aos pagamentos no último dia 30, portanto, brasileiros já podem realizar os saques dos valores ainda hoje. Para saber se você tem direito, basta realizar uma consulta no Portal e-CAC (curtlink.com/J1ixN). Por fim, vale reforçar que os próximos pagamentos acontecem nos dias 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro. Não perca os prazos e efetue o seu saque!
Veja também: É possível saber qual o VALOR da RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda? Veja quem recebe no lote atual