Benefícios do INSS estão LIBERADOS em ABRIL? Sim, as CONSULTAS já COMEÇARAM! Veja como CONSULTAR pelo CPF..

Alexandre Guglielmelli
Atualizado Hoje!

Novidades no INSS: Benefícios são LIBERADOS em ABRIL! Veja como CONSULTAR a sua SITUAÇÃO por meio do CPF.

Você sabia que as consultas aos benefícios do INSS em Abrilcomeçaram? Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social já podem conferir sua situação utilizando apenas o CPF como base de dados.

Mas afinal de contas, como consultar a situação dos benefícios do INSS usando apenas o CPF? Explicamos abaixo tudo que você precisa saber: como verificar os pagamentos no aplicativo Meu INSS, como entrar em contato pelo telefone e site da Previdência Social; confira!

Benefícios do INSS estão LIBERADOS em ABRIL?
Imagem: Divulgação

Benefícios do INSS em Abril – Consulta pelo App

Todos os segurados, pensionistas e aposentados do INSS são identificados por meio de um código de segurado, que é obtido através da Carta de Concessão. A consulta dos benefícios do governo são feitas pelo código, e em algumas situações, também pode ser realizada pelo CPF.

Uma das formas de se acompanhar os benefícios do INSS com o CPF acontece no aplicativo Meu INSS, que pode ser baixado no Google Play para beneficiários com aparelhos de sistema operacional Android e App Store para usuários de iPhone e outros produtos da Apple.

Após baixar o Meu INSS, o usuário deve fazer login por meio de uma conta de acesso único do governo. No caso do primeiro acesso, também é necessário confirmar algumas informações cadastrais específicas.

Depois de entrar no Meu INSS com login e senha, o usuário deve clicar na área “Meu Benefício” na tela inicial. Nessa área, é possível consultar todos os benefícios vinculados ao CPF, cada um com um valor único.

NOVA LEI! Veja como SOLICITAR Auxílio-doença do INSS sem PERÍCIA MÉDICA em 2021: PASSO a PASSO de como FAZER pelo APLICATIVO MEU INSS;

Consulta do INSS por telefone

Outra maneira de se consultar os valores dos benefícios do INSS usando apenas o CPF vem pela Central Telefônica do INSS, aberta para dúvidas e solicitações dos beneficiários, aposentados e pensionistas.

Para entrar em contato com a Central Telefônica do INSS, basta ligar para o número 135 de qualquer região do Brasil. Durante o atendimento, o beneficiário precisa informar o número do CPF e confirmar alguns dados cadastrais.

As ligações para o número 135 são gratuitas. O atendimento por telefone está disponível em todas as regiões do Brasil, de segunda à sábado, das 7h às 22h.

Consulta pelo site da Previdência Social

Outra opção para os beneficiários que precisam consultar os pagamentos do INSS está disponível pelo site da Previdência Social, que se encontra no endereço https://www.gov.br/previdencia/pt-br e traz diversas alternativas importantes para os usuários.

Para consultar o benefício do INSS pelo CPF no site da Previdência Social, o usuário precisa seguir algumas etapas específicas. Veja abaixo o passo a passo completo:

  • Entre no site da Previdência Social;
  • Clique na guia INSS;
  • Escolha a opção “Consulta de situação de benefício”;
  • Entre na área escolhida;
  • Clique em “Acompanhar pedido”;
  • Pronto! O usuário é então direcionado a uma página do INSS e lá pode consultar todos os pedidos.

Vale lembrar que o acompanhamento do processo de concessão dos benefícios do INSS é realizado normalmente pelo número do NIS, mas também pode ser feito sem problemas com o CPF do beneficiário.

 

Leia Também