Notícias

Benefícios do INSS bloqueados? Cidadãos tem prazo MÁXIMO para enviar a defesa, confira

O Ministério do Trabalho e Previdência, juntamente com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), publicou uma portaria conjunta estabelecendo regras para o bloqueio de benefícios em caso de suspeita de irregularidades. Contudo, caso você tenha os benefícios bloqueados, saiba que é possível tentar reavê-los através de uma defesa.

Se você quer saber do que fala a portaria, qual o prazo para defesa e como solicitar o retorno do pagamento, continue acompanhando a matéria logo abaixo para não perder nenhum detalhe importante.

Caso você tenha tido os beneficios do INSS bloqueados, saiba que é possível reavê-los através de um pedido de defesa dentro do prazo estipulado / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Bloqueio dos benefícios do INSS

A princípio, a medida vale tanto para aposentadorias quanto para auxílios, pensão por morte, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros programas administrados pelo instituto. Ademais, uma informação importante que o documento traz é o prazo estipulado para a apresentação de uma defesa, que continua sendo de trinta dias.

Contudo, o INSS também ganhou um período de trinta dias para responder à defesa do segurado, que começa a contar a partir da data de apresentação da solicitação. Caso o instituto não responda ao pedido dentro do prazo estipulado, não concluindo a solicitação, os pagamentos deverão ser automaticamente retomados, exceto nas situações em que não haja defesa do beneficiário.

Veja também: É possível me APOSENTAR aos 40 ANOS? Saiba o que diz o INSS

Prazo para o envio de defesa

De acordo com a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Adriane Bramante, o aposentado ou demais segurados devem cumprir o tempo necessário de apresentação da defesa para garantir que sua fonte de renda não seja prejudicada.

Quando existe uma suspeita de fraude, o segurado é convocado a uma agência da Previdência Social para comprovar que há regularidade no pagamento. Segundo Bramane, quando há defesa, caso o beneficiário tenha documentos que comprovem e esclareçam o fato, é importante que apresente imediatamente ao instituto.

Nos casos em que o órgão não aceitar as provas apresentadas, ainda é possível entrar com um recurso. Nessa situação, o melhor a se fazer é entrar com uma ação na Justiça através de um mandado de segurança para que haja o restabelecimento imediato dos repasses.

Predido de reativação do pagamento

Por fim, para solicitar o retorno dos pagamentos de pensões, auxílios e aposentadorias pelo INSS, o cidadão deve acessar o site (https://meu.inss.gov.br/#/login) ou aplicativo do Meu INSS (Android: https://bityli.com/RXNFG ou iOS: https://bityli.com/xnBqul) e digitar na barra de buscas o termo “Reativar benefício”. Depois disso, basta atualizar os dados cadastrais e preencher as demais informações necessárias para concluir o pedido de reativação.

Caso o segurado precise entrar com recurso, ele deve escolher a opção “Agendamentos/Requerimentos”, depois clicar em “Novo requerimento” e informar todos os dados solicitados para conseguir a solicitação.

Vale lembrar que o INSS pode manter a suspensão do benefício mesmo após a apresentação dos documentos que comprovam os direitos legais a ele. Dito isso, ainda que o beneficiário queira abrir uma ação judicial para reaver os pagamentos, ele não precisa aguardar a resposta do recurso, pois a concessão é automática.

Veja também: INSS: como evitar o bloqueio do pagamento

Nicole Ribeiro

Formada em Letras - Português pela Universidade do Estado de Minas Gerais, redatora freelancer e revisora de artigos e textos acadêmicos. Apaixonada por gatos e pelo conhecimento.

Compartilhe
Publicado por
Nicole Ribeiro

Notícias recentes

Bolsa Família vai AUMENTAR para R$ 1,5 MIL? Entenda a decisão RECENTE!

A possibilidade de um aumento no pagamento do Bolsa Família chama a atenção de beneficiários…

2 horas atrás

Conta de luz muito CARA? Veja TUDO o que você paga mensalmente nessa cobrança

A conta de luz segue sendo uma das mais caras para os brasileiros todos os…

4 horas atrás

Idosos com idade SUPERIOR aos 60 anos poderão receber NOVO benefício a partir de HOJE (06)

Os idosos que possuem idade acima dos 60 poderão ter acesso a um benefício totalmente…

5 horas atrás

Pessoas com cadastro no CadÚnico podem ter acesso a um EXTRA de R$ 51 todos os meses; confira

Os beneficiários que têm acesso ao CadÚnico devem ficar atentos às regras de concessão, pois…

8 horas atrás

Quem vai receber o Bolsa Família em JULHO terá acesso a 5 VANTAGENS exclusivas; confira!

Neste mês, milhares de beneficiários do Bolsa Família poderão receber 5 vantagens exclusivas do programa,…

17 horas atrás

Você sabia que pode QUITAR seu financiamento mais cedo? Veja como ter sua casa PRÓPRIA antes do prazo!

Pagar um financiamento pode acabar sendo uma pedra no sapato quando a dívida se estende…

18 horas atrás