Benefícios do antigo Auxílio Brasil vão continuar? Saiba até quando os pagamentos seguem

Entenda como alguns valores do Auxílio Brasil continuarão sendo pagos para beneficiários do programa! Saiba se você vai continuar recebendo!

No dia 20 de outubro de 2003 foi publicada a Medida Provisória que mais tarde, em 2004, viraria a lei da criação do Bolsa Família. O programa manteria esse nome até 2019, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro criou o Auxílio Brasil. 

Contudo, no último dia 3 de março, mais uma reviravolta: o novo Bolsa Família deu fim ao Auxílio e foi reformulado, voltando ao nome original. Apesar disto, alguns benefícios que só existiam dentro do outro programa ainda devem continuar, para não deixar as famílias sem a renda prometida. Entenda mais a seguir!

Benefícios Auxílio Brasil
Entenda como vão funcionar os benefícios do antigo Auxílio Brasil (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Auxílio Brasil vai continuar?

Antes de mais nada, é importante lembrar que existem diferenças entre os programas, embora “na origem” sejam os mesmos.

Em resumo, quando falamos em Auxílio Brasil e Bolsa Família estamos falando da mesma coisa: esse é o principal programa de transferência de renda no Brasil. 

Contudo, os dois não existem ao mesmo tempo porque são versões da mesma ação. Portanto, o Auxílio Brasil vai terminar

Ainda assim, o jornal Extra levantou a informação de que existem benefícios do programa antigo que continuarão existindo por ora. Isto é, existem algumas famílias que receberam valores da versão anterior e terão as parcelas garantidas, mesmo com a criação do Bolsa Família.

Veja também: Nova regra para receber o Bolsa Família em 2023: saiba qual é a renda necessária para conseguir o benefício

Benefícios do Auxílio Brasil que vão continuar?

A saber, é importante lembrar que a versão antiga do programa contava com uma lista de “benefícios adicionais” que, na prática, não chegavam em grande parte da população. 

Ainda assim, eles existiam e alguns desses benefícios do Auxílio Brasil vão ser pagos até o final de 2023

Os pagamentos que vão continuar são:

  • Auxílio Esporte Escolar: para alunos que se destacaram em competições esportivas. Serão pagas as parcelas para alunos-atletas que começaram a receber antes do novo Bolsa Família; 
  • Bolsa de Iniciação Científica Júnior: para estudantes que se destacam em competições científicas e estudantis. Seguem as parcelas até dezembro de 2023; 
  • Auxílio Inclusão Produtiva Rural: para agricultores familiares, esse é um pagamento pensando em um fomento para a produção. Seguem, até dezembro de 2023, as parcelas em aberto. 

Ou seja, os pagamentos seguem até dar conta das 12 parcelas que podem ser disponibilizadas por esses benefícios. 

Veja também: Quem mora sozinho tem direito ao NOVO Bolsa Família?

Adicionais seguem até quando?

Por fim, é importante lembrar que a grande maioria dos beneficiários do Auxílio Brasil continuam recebendo o novo Bolsa Família. Contudo, haverá essa adaptação aos novos adicionais e regras. 

Dito isso, até quando serão pagos os benefícios do Auxílio BrasilSegundo determinação do Governo Federal, os pagamentos mensais seguem até dezembro deste ano. Isso acontece porque os valores depositados serão relativos a benefícios concedidos em dezembro de 2022. 

Lembrando que outros adicionais foram criados no lugar desses. Os novos pagamentos extras do Bolsa Família são de R$ 150 para crianças de até 6 anos de idade e de R$ 50 para gestantes e crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos. 

Para saber todos os detalhes sobre o programa, confira:

Veja também: Novo Bolsa Família 2023 foi lançado com muitas novidades, confira a lista de adicionais