Benefício pouco conhecido para MEIs é INCRÍVEL: confira!

Conheça o novo benefício que pode ajudar muito MEIs, saiba qual é e como solicitar caso seja necessário

Novo benefício é destinado para MEIs e este recurso pode dar a essa categoria um desconto especial na compra do carro novo. A saber, os microempreendedores podem fazer parte do programa de venda direta das montadoras.

Com essa modalidade, os empreendedores podem conseguir até 20% de desconto na compra do seu veículo. A maioria das pessoas que fazem parte dessa categoria ainda não conhecem esse benefício. Por isso, este artigo vai explicar do que se trata mais adiante.

Benefício pouco conhecido para MEIs é INCRÍVEL: confira!
Nova modalidade dá direito aos MEIs de comprar carro com desconto. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

MEIs terão descontos incríveis na compra de carro novo

Os pequenos empreendedores entraram para o programa de venda direta de montadoras de veículos, sendo assim, eles terão mais vantagens em comprar um carro se assim necessitarem.

Segundo o Ministério da Economia, cerca de 70% das empresas em atividade no final do ano de 2022, eram microempreendedores individuais.Porém, a maioria deles ainda não conhece essa modalidade para comprar carro 0 km.

O benefício proporciona aos MEIs um desconto de até 20% na compra de veículos, mas é necessário atender alguns requisitos obrigatórios para que a compra seja liberada. 

O desconto funciona da seguinte forma: os MEIs podem comprar os veículos com desconto diretamente com a fabricante, por meio da intermediação com as concessionárias. 

O processo de compra é mais demorado, uma vez que o cliente opta por comprar um veículo que ainda está em produção, ao invés de comprar o  veículo fabricado e posto à venda. 

Para solicitar o serviço nesta modalidade o microempreendedor deve comprovar a existência da sua empresa. Portanto, no ato da compra, é preciso entregar os seguintes documentos:

  • Cartão CNPJ;
  • Certificado da Condição de Microempreendedor Individual.

A negociação não é complicada simples mas é preciso ter atenção em alguns pontos. A saber, o veículo pertencerá a empresa visto que a compra será feita via CNPJ.

Ou seja, a empresa será a dona do veículo e deve arcar com todas as despesas. Além disso, o carro pode ser penhorado caso a empresa tenha dívida em aberto, como também se houver débitos no próprio veículo.

Outra regra muito importante para conseguir o desconto de 20% é não poder realizar a venda do veículo em um período inferior a 12 meses. Esta medida é para evitar que o benefício se torne um comércio paralelo.

Uma vez que o empreendedor pode se aproveitar desse benefício para repassar (vender) o veículo por um preço mais caro para um suposto cliente e lucrar com esta modalidade. 

Veja também: Benefício oculto é direito de TODOS os MEIs: veja como utilizar 

Como solicitar o serviço?

Os MEIs que procuram realizar a compra do seu veículo via CNPJ precisam se dirigir ao setor de venda direta das concessionárias que atuam nesta modalidade e iniciar a negociação.

Vale destacar que o veículo só será entregue em até 150 dias, já que estará em processo de produção. O desconto de 20% será liberado, porém, o preço pode sofrer algum reajuste conforme a tabela do mês vigente na data da compra.  

Cada montadora determina a sua alíquota referente aos descontos. A Toyota, por exemplo, tem um desconto de 10% para carros nos modelos Corolla Sedã e Hilux. 

A Volkswagen, por sua vez, possui descontos que variam entre 6% e 17%, também conforme o modelo.

A Nissan também conta com descontos para modelos determinados modelos como: 

  • Frontier – que varia entre 11% a 18%;
  • Sentra – com desconto de 7%;
  • Kicks – varia entre 10% a 11%;
  • Versa – c0m desconto de 6%;
  • Leaf – com desconto de 21%.

A Hyundai só oferece descontos apenas para frotistas, ou seja, só libera a compra a partir de 2 veículos. Caso os MEIs queiram comprar apenas um veículo será necessário comprovar que o empreendedor possui uma frota.

Esta frota deve ter no mínimo, três veículos para que sejam dados os devidos descontos, que pode ser de 9% para a compra entre 1 e 10 automóveis.

Saiba mais: MEI pode receber desconto INCRÍVEL na compra de um carro