Governo anuncia NOVO benefício para estudantes do ensino médio; confira COMO funciona e quem pode receber!
Os benefícios do Governo Federal costumam ser direcionados para grupos específicos, cujo objetivo é garantir diferentes formas de auxilio para cada cidadão que realmente precisa de um apoio financeiro.
O Governo Federal acaba de anunciar mais um grande benefício para os cidadãos brasileiros. Já em fase final de elaboração, o Programa prevê a criação de conta poupança e repasses mensais para alunos matriculados no Ensino Médio, em todo território nacional.
Conhecido por ser um governo assistencialista, sob gestão do Presidente Lula, o benefício é uma nova aposta do Ministério da Educação, visando garantir uma maior qualidade de vida para a população, além de combater os gargalos da política educacional e social do país. Saiba mais como ter acesso a esse benefício.

Saiba o que é o novo benefício do Governo Federal
Anunciado pelo Ministro da Educação, Rossieli Soares, o novo benefício é uma nova aposta do governo brasileiro para combater a evasão escolar no país. De acordo com o Censo Escolar de Educação Básica 2022, os resultados mostram que mais de um milhão de crianças e adolescentes estão fora das salas de aula:
- 4 anos: 399.290
- 5 e 6 anos: 151.985
- 14 aos 16 anos: 250.497
- 17 anos: 241.641
Estima-se que esse seja um reflexo ainda da pandemia de Covid-19 e os impactos político e sócio-econômicos que afetaram milhares de famílias brasileiras. A ausência desses alunos da educação básica é um desafio para o Governo, tanto municipal, estadual e federal, que precisam garantir um acesso igualitário e sua permanência.
Além disso, estudos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan SESI) ainda mostram que a evasão escolar no Ensino Médio, especificamente, gera diversos prejuízos ao Governo, inclusive financeiros. Baseados em experiências nacionais e internacionais, um aluno fora da sala de aula ocasiona a perda de cerca de 395 mil reais. E hoje, apenas 60,3% dos jovens até 24 anos completam o ciclo escolar básico.
Veja também: Veja o que fazer para conseguir receber o EXTRA de R$ 150,00 do Bolsa Família
Veja como funciona o programa
Como explicado anteriormente, o Programa, já em fase final de elaboração, para posterior envio ao Congresso, possibilitará a concessão de um benefício aos estudantes do Ensino Médio, visando o combate à evasão escolar. Funcionando como uma espécie de bolsa permanência, o recurso será repassado aos estudantes cadastrados no CadÚnico ou no Bolsa Família.
Assim, cada estudante possuirá uma conta poupança, onde o Governo depositará uma quantia mensal, ainda sem valor definido. Do valor depositado, o estudante poderá sacar uma parcela a cada final de ano letivo, enquanto a outra parcela estará disponível apenas após a conclusão do Ensino Médio.
Em ambos os casos, o estudante precisa comprovar frequência escolar e aprovação para então ter acesso ao benefício. Dessa forma, o Governo terá um maior controle e incentivo para a permanência dos estudantes, além de proporcionar uma poupança para sua fase inicial adulta, após formatura.
Portanto, como mencionado na pesquisa da Ferijan SESI, com 90% dos alunos concluindo o Ensino Médio, o Governo deixaria de gastar R$135 bilhões por ano. Por isso, segundo o Ministério da Educação, a expectativa é que o programa seja implementado o mais rápido possível, ainda no próximo ano de 2024.
Veja também: Auxílio-gás Nacional: ATUALIZAÇÃO sobre o programa acaba de sair (14)