Benefício no Cadastro Único: Prazo para SUSPENSÃO e BLOQUEIO começa a partir de 1º de Julho!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Benefício no Cadastro Único – Confira todos os detalhes sobre como devem fazer as pessoas que recebem os valores do BPC!

Esse período de meio do ano está sendo muito movimentado por diversos setores do Governo Federal. Isso porque milhões de pessoas querem receber as ajudas que são de seu direito: entre elas estão aquelas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Nesse caso específico foram estabelecidos detalhes sobre quem precisa fazer o Cadastro Único (CadÚnico). Esse sistema é necessário para diversos auxílios que são disponibilizados em âmbitos municipais, estaduais e Federal. 

Por isso a seguir vamos falar mais sobre como está funcionando no caso específico deste benefício. Entenda e saiba o que devem fazer os interessados em ter os valores em mãos nos próximos meses. 

Benefício no Cadastro Único
Imagem: Divulgação

BPC Cadastro Único

A discussão sobre o Cadastro Único para BPC ainda está acontecendo graças ao prazos. Milhares de pessoas que recebem através da Lei Orgânica (Loas) ainda não fizeram a inscrição no sistema de programas sociais e por isso poderão ter problemas. 

Cadastro Único libera 24 Benefícios aos Brasileiros em 2020: Confira todos os Auxílios que você pode receber!

Isso pode acontecer porque o Ministério da Cidadania e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) definiram algumas datas. É necessário que quem recebe os valores não esqueça de inscrever-se no CadÚnico. 

Em março deste ano (2020) o próprio Ministério da Cidadania publicou a Portaria nº 330. Nessa foi estabelecida um cronograma para quem recebe o benefício conseguir inscrever-se no Cadastro Único. 

Inscrição Beneficiários BPC CadÚnico

A inscrição de beneficiários do BPC no CadÚnico é uma obrigação para quem quer continuar recebendo os valores. Por isso mesmo que o Ministério lançou mais 120 dias (04 meses) para que esses cadastros acontecessem. 

Ou seja, quem fez o Cadastro Único para receber o BPC pode ficar tranquilo. Já quem não fizer isso dentro de 120 dias (a partir do dia 18 de março) poderá ter o seu auxílio suspenso ou bloqueado já que esse é o prazo máximo de acordo com o Ministério da Cidadania. 

BPC Bloqueado

Mas então eu posso ter o meu BPC bloqueado? Isso só poderá acontecer daqui a 4 meses (contando a partir de março). O próprio site do Governo Federal indica que nesse período não haverá suspensão ou bloqueio e cerca de 243 mil beneficiários continuarão recebendo. 

Essa prorrogação dos prazos para beneficiários do BPC fazerem a inscrição no CadÚnico deverá ser divulgada por gestores municipais e coordenações estaduais por recomendação do Ministério da Cidadania. 

A seguir está no novo cronograma de inscrição no Cadastro Único de acordo com a data de emissão do BPC. Confira e fique ligado para fazer a sua inscrição em sua região para não perder os valores:

BPC Cadastro Único

 

Leia Também