Benefício INCRÍVEL para jovens de até 29 anos: veja como solicitar a partir de 2023

O Identidade Jovem (ID Jovem) garante o acesso de jovens de baixa a renda a viagens interestaduais gratuitas

Poucas pessoas sabem, mas existe um benefício incrível destinado a jovens de até 29 anos de idade do país. Através do programa social do Governo Federal, esse grupo tem uma série de possibilidades, como a meia entrada em shows e eventos culturais e a gratuidade em sistemas de transporte coletivos interestaduais.

Trata-se do ID Jovem, cujo público-alvo são as famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Para ter acesso ao benefício incrível, então, é necessário que a pessoa seja de uma família de baixa renda. Além do mais, existem outros critérios. Continue lendo esta matéria para conhecer todos eles. 

Benefício-INCRÍVEL-para-jovens
O Identidade Jovem (ID Jovem) é um benefício incrível destinado aos jovens inscritos no CadÚnico do Governo Federal – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Conheça mais sobre o ID Jovem: benefício incrível para jovens de até 29 anos

Antes de mais nada é importante falar mais sobre o benefício incrível para jovens. Como já dito antes, ele permite que pessoas entre 15 e 29 anos de idade viagem de forma gratuita entre os estados brasileiros. Além do mais, permite que a pessoa tenha acesso a descontos de 50% em shows e eventos culturais. Ao contrário do que as pessoas acreditam, não é necessário ser estudante para ter acesso ao benefício. O Identidade Jovem (ID Jovem) foi criado por meio do Estatuto da Juventude em 2013, mas só foi regulamentado em março de 2016. 

Confira os pré-requisitos para tirar o ID Jovem: 

  • Ser inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal); 
  • Ter entre 15 e 29 anos de idade;
  • Ter renda familiar mensal de até dois salários-mínimos;
  • Saber o NIS (Número de Inscrição Social);
  • E por fim, estar com o CadÚnico atualizado há, pelo menos, 24 meses (dois anos). 

Assim, para se inscrever no programa, o primeiro passo é ter acesso ao CadÚnico. A inscrição no banco de dados do Governo Federal é feita exclusivamente de forma presencial. O interessado deve procurar por uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Assim, poderá emitir o seu NIS. 

Caso já possua inscrição no CadÚnico, deverá acessar a página do benefício, através deste link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-identidade-jovem. Assim, será possível fazer a  inscrição no ID Jovem. Basta ter o NIS em mão para emitir a carteirinha. 

Veja também: Formas COMPROVADAS de lucrar na internet: aprenda de uma vez por todas e alcance uma RENDA EXTRA

Como usar o ID Jovem

Com a carteirinha em mãos, basta começar a usar o ID Jovem. O benefício incrível para jovens de até 29 anos garante a gratuidade em passagens de ônibus. Na prática, esse grupo da população pode viajar entre os estados brasileiros, sem justificar o motivo da viagem. Ou seja, é possível usar a gratuidade para fins de lazer e passeio, por exemplo. 

Na hora de comprar a passagem, basta fornecer a carteirinha do ID Jovem que a empresa é obrigada a oferecer o transporte gratuito. É importante deixar claro que as funcionárias não precisam distribuir as passagens quando em plataformas online. Ou seja, para garantir a gratuidade, o jovem precisa comparecer ao guichê presencial de compra. 

Veja também: 6 sites para ganhar DINHEIRO na internet de forma LEGAL: trabalho totalmente HOME OFFICE