Benefício EXTRAORDINÁRIO dentro do Bolsa Família? Entenda!

Saiba mais detalhes sobre esse benefício que pode surgir dentro do próprio programa Bolsa Família em 2023!

Um dos assuntos da semana é a infeliz volta do Brasil ao Mapa da Fome Mundial. E desde a campanha para a presidência, o agora eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou o seu compromisso para lidar com essa grave situação de insegurança alimentar de milhões de brasileiros. 

Por isso é importante ficar atento para o benefício extraordinário do Bolsa Família que pode ser criado pensando em uma população especial. Confira todos os detalhes e saiba exatamente como isso pode funcionar.

Benefício extraordinário Auxílio Brasil
Saiba mais sobre esse projeto que pretende um benefício extraordinário do Bolsa Família (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Benefício extraordinário do Bolsa Família em 2023

Antes de mais nada, é importante lembrar que um dos programas que bate de frente com a questão da fome no Brasil é o Bolsa Família. 

Essa ação, que recentemente passou a se chamar Auxílio Brasil (mas deve voltar ao nome original), é responsável por tirar milhões de famílias da insegurança alimentar desde 2003. 

Por isso está chamando a atenção as ações que pretendem melhorar o benefício. Uma delas, um Projeto de Lei (PL), prevê um benefício extraordinário do Bolsa Família

A ideia é garantir um valor complementar no programa para que alguns cidadãos em situação de maior vulnerabilidade possam ganhar um valor a mais. 

Veja também: Parcela de R$ 600,00 de janeiro é do Bolsa Família ou Auxílio Brasil? O que muda?

Projeto do benefício extraordinário para Bolsa Família

O próprio site da Câmara Federal deu destaque para uma matéria sobre um projeto de um benefício extraordinário para o Bolsa Família

O Projeto de Lei 2956/22 foi criado pelo deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO) e possui o objetivo de garantir um valor a mais para famílias indígenas que estão no Auxílio Brasil. 

O objetivo do texto é que haja um complemento para que o valor do benefício chegue ao valor de um salário mínimo. 

O projeto voltou a chamar a atenção principalmente por conta da situação de desnutrição entre os Yanomami. A tragédia está trazendo à tona a discussão sobre o descaso e falta de suporte para todos os indígena no Brasil. 

Como vai funcionar o benefício extraordinário do Bolsa Família?

Por fim, é importante não misturar os tipos de pagamentos. Esse projeto prevê a criação de um valor que ainda não foi aprovado e não é a mesma coisa do que o adicional de R$ 150 para crianças de até 6 anos de idade. 

O PL do benefício extraordinário para indígenas pretende alterar a Lei 14.342/22 para garantir melhores benefícios para as famílias cadastradas. Para o deputado Gaguim, essa é uma forma de compensação pelos danos que foram causados pelo Estado brasileiro aos indígenas. A informação é do próprio site da Câmara dos Deputados. 

Finalmente, ainda é necessário aguardar qual será a situação dos projetos nos próximos dias. Neste momento o texto está sendo analisado em caráter conclusivo pelas comissões de: Direitos Humanos e Minorias; de Finanças e Tributação; de Seguridade Social e Família; de Constituição e Justiça e de Cidadania. Isto é, é necessária a aprovação para garantir os pagamentos. 

Veja também: Governo COMEÇA o pente-fino no Bolsa Família; milhões de pessoas podem ficar de fora