Como saber se o meu benefício do INSS foi aprovado? Tire suas dúvidas

Consulta ao benefício do INSS pode ser feita online; veja mais!

O INSS funciona como um órgão que fica a cargo de pagar a aposentadoria, os auxílios, como é o caso do auxílio-doença ou acidente, e demais benefícios. Hoje em dia, são milhões de segurados pelo Instituto. No entanto, uma determinada situação pode deixar muitas pessoas com uma “pulga atrás da orelha”.

Neste sentido, estamos falando da consulta aos benefícios do INSS para saber se ele teve ou não a aprovação concedida. De forma geral, a consulta pode ser feita levando em consideração o número da carta de concessão. Contudo, nem sempre é possível ter o número em mãos. 

Como saber se o meu benefício do INSS foi aprovado? Tire suas dúvidas
INSS contempla milhões de segurados / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como consultar os benefícios do INSS?

A primeira maneira de consultar um benefício do INSS é via telefone, por meio do número 135, que faz referência à Central de Atendimento do órgão. Assim, neste caso, será necessário informar o CPF e também fazer a verificação de algumas informações de cadastro.

Outra alternativa é via aplicativo oficial, o “Meu INSS”, o qual pode ser baixado pelo link: https://bityli.com/RXNFG. É preciso fazer login com o CPF e a senha cadastrada da conta Gov.br e, depois, dar a autorização dos dados pessoais. Logo no menu haverá uma página na qual constará quais serviços estão disponíveis; dentre eles, poderá estar a consulta.

Além disso, pode-se fazer a consulta também pelo portal oficial. O endereço é: https://meu.inss.gov.br/. Será necessário fazer o login ao inserir o CPF e a senha. Dessa maneira, logo na tela inicial o beneficiário poderá ver a opção “Extrato de Pagamento”. Ao clicar nela, já abrirá um documento a partir do qual o beneficiário poderá ter acesso a mais detalhes a respeito do pagamento.

No mesmo portal também é possível ter acesso a outros serviços do INSS tais como, por exemplo, a consulta do número de benefício, a solicitação para agendar serviços e ainda solicitar outros extratos. Assim, basta conferir a lista completa dos serviços disponíveis e escolher o que você necessita.

Veja também: Calendário com todas as DATAS de pagamento das aposentadorias INSS; tire suas dúvidas

E no caso de perícias médicas?

No caso de perícias médicas, a consulta pode ser feita das três formas expostas acima. No entanto, o serviço que o segurado deverá selecionar será o de “Resultado de Benefício por Incapacidade”. 

Além disso, é importante destacar que o resultado só estará disponível, em qualquer um dos meios, apenas a partir das 21 horas do dia em que a perícia médica foi realizada. No caso de querer agendar uma perícia médica, o usuário também pode fazer uso do aplicativo, do número de telefone e do site.

Veja também: Mais de 4 MILHÕES de benefícios do INSS já foram cancelados; saiba mais!