Benefício do INSS em DEZEMBRO: Veja o que é PRECISO fazer para RECEBER o VALOR!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Benefício do INSS em DEZEMBRO: Entenda como funciona a prova de vida, necessária para receber o benefício do INSS!

Estamos chegando no fim do ano e muitas pessoas agora estão preocupadas com o benefício do INSS em dezembro. Em alguns casos é importante ficar atento já que é necessário fazer a prova de vida para conseguir receber os valores normalmente. 

Muitas pessoas ainda estão com dúvidas sobre como fazer isso. Por isso vamos trazer a seguir detalhes sobre o que é isso e como funciona esse processo que garante que você receba os valores normalmente. Fique ligado!

Benefício do INSS em DEZEMBRO
Imagem: Divulgação

Prova de Vida INSS 2020

Você já fez a prova de vida INSS 2020? Seus pais, parentes ou amigos que recebem pelo Instituto Nacional de Seguro Social já fizeram? É importante ficar atento para esse tipo de atualização. 

Para quem não sabe ainda como funciona prova de vida do INSS, muitos chamam essa etapa de ‘renovação de senha’ ou ‘fé de vida’. Esse é um tipo de procedimento obrigatório para pensionistas e aposentados que recebem os benefícios por conta corrente, cartão magnético ou conta poupança. 

Como essa atualização deveria ter acontecido até março deste ano mas houve a pandemia, a suspensão pode terminar já em dezembro. Por isso é importante saber exatamente como fazer isso para não ficar sem receber. 

Não fiz a Prova de Vida INSS 2020 e agora

Muitas pessoas estão fazendo a mesma pergunta agora: “não fiz a prova de vida do INSS em 2020, e agora?”. Por enquanto a situação não é emergencial já que não é possível que haja bloqueio, suspensão ou encerramento de pagamentos por isso. 

Mas a ideia é que a partir de dezembro ou janeiro essa situação já volte ao normal e, nesse caso, será exigida a prova de vida de forma gradual, aos poucos. Por isso é importante ficar atento para fazer isso o quanto antes. 

Ou seja, quem quer adiantar a prova de vida do INSS pode fazer isso agora. Esse processo é feito diretamente no banco que você é correntista e que recebe o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social. 

Como fazer Prova de Vida INSS

Finalmente, como fazer prova de vida INSS? Quem quer evitar grandes filas futuramente e já garantir o seu recadastramento, pode fazer isso diretamente pelo seu banco de uso pessoal – em que recebe a aposentadoria ou pensão. 

Alguns bancos, como o seguro de vida Bradesco, por exemplo, possuem sistema de biometria e é possível fazer o procedimento em qualquer caixa de atendimento. Esse também é o caso do Banco do Brasil, pelas unidades de autoatendimento. 

Já em outras instituições financeiras, como a Caixa Econômica Federal, é necessário ir até uma agência em horário de atendimento para fazer a prova de vida de aposentados e pensionistas INSS

O único documento para fazer a prova de vida é um documento oficial com foto (identidade ou CNH). Em alguns bancos, como dito anteriormente, a comprovação pode ser feita por caixas eletrônicos (com biometria) ou internet banking. 

14º SALÁRIO do INSS na Próxima SEMANA de NOVEMBRO: APOSENTADOS e PENSIONISTAS vão ter que ESPERAR?

 

Leia Também