Benefício Bloqueado para Aposentados e Pensionistas: Prazo do INSS está terminando

Atualizado Hoje!

Benefício Bloqueado: Aposentados e Pensionistas têm que regularizar a situação! Prazo do INSS está chegando ao fim, saiba tudo.

Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS devem realizar a prova de vida para evitar o bloqueio dos pagamentos, que representam uma das principais fontes de renda de grande parte dos brasileiros. As provas de vida haviam sido canceladas durante a pandemia de Covid-19, mas já retornaram e devem ser cumpridas por todos que recebem os benefícios do INSS.

Ou seja, se você ainda não fez sua prova de vida, confira abaixo como fazer para manter o benefício ativo. O INSS divulgou também o calendário das provas de vida que vencem ainda em 2021. Confira abaixo o cronograma atualizado, as possibilidades de bloqueio e como fazer para manter seus pagamentos ativos no programa.

Benefício Bloqueado para Aposentados e Pensionistas Prazo do INSS está terminando
Benefício Bloqueado para Aposentados e Pensionistas: Prazo do INSS está terminando! / Imagem: Divulgação.

Benefício Bloqueado para Aposentados e Pensionistas

Cancelados em 2020, os primeiros bloqueios de benefícios do INSS em 2021 já começaram a acontecer. Os beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida até 30 de julho, por exemplo, já tiveram os pagamentos paralisados. No grupo em questão, estão incluídos os aposentados e pensionistas cujas provas de vida venceram entre março e abril do ano passado.

A partir do primeiro dia de agosto, o governo fará novos bloqueios nos benefícios. Ou seja, o aposentado ou pensionista deve realizar a prova de vida o mais rápido possível. Caso o cadastro não seja renovado em até um semestre após o vencimento da prova de vida, o benefício é automaticamente cancelado – e é extremamente difícil retomá-lo.

Caixa libera 4ª parcela do Auxílio e consulta da 5ª parcela já está disponível no Dataprev: Veja como consultar

Prova de vida INSS – Como fazer?

O INSS oferece diversas opções para os segurados comprovarem que ainda estão vivos. Todos os beneficiários sabem que o método tradicional é a prova de vida presencial, que é realizada na agência bancária onde o aposentado ou pensionistas recebe os pagamentos. No entanto, deve-se evitar aglomerações, já que a pandemia de Covid-19 continua com uma alta taxa de contágio no Brasil.

No caso dos aposentados que possuem mais de 80 anos de idade ou dificuldade de locomoção, está liberada a solicitação de visita domiciliar. Para fazer isso, o beneficiário deve entrar em contato com o INSS através da Central Telefônica 135, ou por meio do aplicativo MEU INSS, e fazer o agendamento da prova de vida.

O INSS disponibiliza também a prova de vida pela internet. Essa modalidade pode ser feita por meio da biometria facial (para segurados que possuem dados registrados no Denatran ou TSE) ou pelo aplicativo do Banco do Brasil (para correntistas). Nesse último, basta acessar o aplicativo, entrar na área de serviços e escolher a opção “INSS”.

Benefício Bloqueado – Calendário da prova de vida

O INSS já divulgou o calendário para a realização da prova com o prazo vencido, para usuários que desejam continuar recebendo os pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social. O calendário foi estendido para 2022, podendo englobar os segurados cujas provas de vida vencem neste ano ou no próximo; confira abaixo as datas atualizadas.

  • Vencimento em maio/julho de 2020 – Prova de vida em julho de 2021;
  • Julho/agosto de 2020 – Agosto de 2021;
  • Setembro/outubro de 2020 – Setembro de 2021;
  • Novembro/dezembro de 2020 – Outubro de 2021;
  • Janeiro/fevereiro de 2021 – Novembro de 2021;
  • Março/abril de 2021 – Dezembro de 2021;
  • Maio/junho de 2021 – Janeiro de 2022;
  • Julho/agosto de 2021 – Fevereiro de 2022;
  • Setembro/outubro de 2021 – Março de 2022;
  • Novembro/dezembro de 2021 – Abril de 2022;
  • Janeiro/fevereiro de 2022 – Maio de 2022;
  • Março/abril de 2022 – Junho de 2022;
  • Maio/junho de 2022 – Julho de 2022;
  • Julho de 2022 – Agosto de 2022.

 

Leia Também