Beneficiários do Auxílio Brasil que não responderem ao Censo 22 tem as parcelas SUSPENSAS?
Entenda a verdade por trás de notícias sobre o Auxílio Brasil e Censo 2022.
De tempos em tempos, o governo solicitou que uma grande pesquisa seja realizada no país para que sejam medidos os indicativos necessários para compreender todas as características da população.
O Censo, como ficou conhecida a pesquisa, passa na casa dos brasileiros para realizar uma breve entrevista acerca de todos os moradores da casa. Porém, neste ano, muitas famílias ficaram em dúvida sobre a relação deste processo com os benefícios do Auxílio Brasil.

Censo e Auxílio Brasil
Neste ano o Censo buscou mais informações sobre a população brasileira com o objetivo de traçar um perfil socioeconômico dos cidadãos dos países. O processo das entrevistas começou durante o mês de agosto e seguirá até novembro.
Porém, durante a última semana uma grande quantidade de notícias surgiram relacionadas ao levantamento realizado com a do Auxílio Brasil, benefício governamental. Porém, grande parte delas são falsas e acabam disseminadas de informações para a população, o que ocasiona uma preocupação geral dos beneficiados.
Dessa maneira, um dos boatos que mais está circulando é que as pessoas que estão inscritas no Auxílio Brasil e não responderem o questionário terão o benefício cancelado. Porém essa é uma mentira criada sem nenhum fundamento.
Neste mesmo modelo está o comentário de que os agentes censitários estão roubando dados com o objetivo de realizar fraude nas eleições. É importante destacar que o órgão responsável pelo Censo não tem nenhum objetivo político.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) emitiu uma nota desmentindo que o Censo 2022 tenha relação com qualquer tipo de programa social. Sendo assim, as informações prestadas pelos entrevistados serão guardadas em completo sigilo pelo órgão.
Assim, esses dados serão usados apenas para criar estatísticas sobre o país e seus habitantes, considerando sua formação como sociedade.
O Ministério da Cidadania também comentou sobre o ocorrido e disse que apenas as pessoas que descumprirem as regras do Auxílio Brasil serão desligadas do programa, ou seja, terão o pagamento cortado.
Porém, também deixaram de receber aqueles que informarem dados incorretos no processo de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Mas nestes casos o cidadão deverá ser avisado com antecedência para que tenha tempo de revisar as informações disponíveis.
Por fim, o Ministério destaca que mesmo que essa recusa em prestar informações para o Censo não ocasiona o cancelamento do Auxílio Brasil, é de importante necessidade que os brasileiros realizem o ato.
Isso porque aqueles que se negarem a esse processo poderão pagar multa pela negativa. Essa ação também acaba prejudicando a construção dos dados de um Brasil real, podendo ser observado através dos seus moradores.
Saiba mais: Governo está recebendo novas inscrições no Auxílio Brasil; saiba mais
Censo deste ano
Para o ano de 2022, o IBGE se preparou fortemente para realizar o Censo do país. Sendo assim, atualmente existem cerca de 183 mil recenseadores que serão responsáveis pela visita em 75 milhões de residências distribuídas em 5.568 municípios do Brasil.
Uma vez com acesso a esses dados, o IBGE poderá estimar o tamanho de uma população local, definir algumas características socioeconômicas para que seja possível melhorar as políticas públicas disponíveis.
Para que os moradores possam reconhecer os trabalhadores de uma maneira mais simples, essas pessoas utilizam uniformes de identificação com o nome “Censo” e também crachás com informações pessoais e até mesmo um QR Code. Aqueles que desejam saber se o recenseador é realmente um funcionário do IBGE poderá telefonar para o número 0800 721 8181 ou ainda acessar a plataforma respondendo.ibge.gov.br.
Veja também: Não respondi ao Censo 2022: e agora, o que pode acontecer?