Beneficiários do BPC: Atenção – Foi AMPLIADO em 60 dias o CRONOGRAMA de INSCRIÇÃO no Cadastro Único!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Beneficiários do BPC: Atenção! Confira todas as informações sobre o NOVO prazo para a inscrição no CADASTRO ÚNICO!

Ótima notícia para beneficiários do BPC que ainda não conseguiram atualizar os seus dados. Para garantir o isolamento social necessário durante o período de pandemia, foi ampliado em 60 dias o cronograma de inscrição no Cadastro Único

A ideia é que essa ação seja somada aos esforços de enfretamento do avanço do novo coronavírus e garanta que os beneficiários não se exponham ao Covid-19. A medida já foi confirmada oficialmente em texto no Diário Oficial da União. 

Vamos trazer as principais informações do texto que prevê essa novidade. Entenda e saiba quem poderá inscrever-se no CadÚnico dentro dos próximos dois meses para continuar recebendo os benefícios. 

Beneficiários do BPC: Atenção
Imagem: Ascom PMP/Divulgação

Inscrição CadÚnico Beneficiários BPC

A inscrição no CadÚnico para beneficiários do BPC está com um novo prazo estendido. O Ministério da Cidadania publicou em uma edição extra no Diário Oficial da União, no fim de agosto, a Portaria nº 469 que traz novidades para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada. 

De acordo com o texto, as datas para inscrição no Cadastro Único vão ser ampliadas em mais 60 dias de acordo com o cronograma lançado inicialmente. A ideia é que cerca de 244 mil beneficiários sejam influenciados agora com essa nova definição.  

Essa portaria afeta, especificamente, os quatro últimos lotes do calendário original de pessoas que precisavam fazer a inscrição no Cadastro Único. De acordo com o Ministério, cerca de 110 mil beneficiários são idosos e outros 134 mil são pessoas com deficiência. 

BPC não pode ser bloqueado

Outra boa notícia dessa portaria é que o BPC não pode ser bloqueado ou suspenso durante o período da pandemia. Isto é, quem ainda não conseguiu inscrever-se no Cadastro Único, mesmo assim, não terá os valores trancados. 

Falando sobre isso, o diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais da Secretaria Nacional de Assistência Social, disse que a portaria extra é para os beneficiários do BPC que fazem aniversário entre setembro e dezembro. 

A ideia é, em breve, que também possa ser feito o Cadastro Único por telefone para beneficiários do BPC, mas mais informações ainda não foram divulgadas. 

Calendário Inscrição CadÚnico BPC

Por fim, o calendário de inscrição no CadÚnico para BPC também foi disponibilizado pela portaria. Apesar dos levantamentos do INSS mostrarem que 93% das pessoas que recebem o benefício já estarem cadastradas, alguns ainda estão de fora. 

Por isso quem nasceu entre setembro e dezembro, recebe o BPC, e ainda não possui o Cadastro Único, deve fazer isso de acordo com as datas:

[ADICIONAR CRONOGRAMA DO SITE: 

É importante lembrar, finalmente, que a Portaria nº 368, de abril de 2020, garante a flexibilização da inclusão e atualização cadastral. Isso quer dizer que em várias regiões a inscrição do Cadastro Único de forma remota está disponível. 

Entenda e saiba mais no site: https://pronatec.pro.br/novo-cadastro-unico-digital-saiba/

 

Leia Também