Beneficiários do Bolsa Família são CONVOCADOS para comparecer no CRAS

Diversos beneficiários do Bolsa Família estão correndo o risco de ter o seu benefício cancelado pelo governo federal caso não compareçam a um Cras para regularizar as suas informações no Cadastro Único.

O governo federal brasileiro oferece uma série de benefícios sociais para a população brasileira de baixa renda, por meio de programas de assistência social e transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família. O benefício em questão foi criado em 2003, época na qual Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpria o seu primeiro mandato na presidência da República. Já a Medida Provisória responsável por estabelecer o programa foi a 132, que já no ano seguinte se tornou lei. 

O programa de transferência de renda foi criado com o intuito de colocar fim ao ciclo geracional de pobreza que perpassa diversas gerações de famílias brasileiras. Para que esse propósito seja alcançado, a Caixa Econômica Federal realiza transferências condicionadas mensais de saúde, renda e educação. Além disso, para ter acesso ao Bolsa Família, é necessário que as famílias estejam inscritas e com os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). 

Nos últimos dias, diversas famílias beneficiárias do Bolsa Família foram convocadas para comparecer ao Cras (Centro de Referência e Assistência Social). Portanto, confira a seguir o motivo da convocação!

Beneficiários do Bolsa Família são convocados para regularizar a sua situação no Cras. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Famílias beneficiárias do Bolsa Família são convocadas para comparecer ao Cras

Os beneficiários do Bolsa Família precisam ficar atentos às convocações que estão aparecendo no aplicativo do Caixa Tem. Acontece que o governo federal está promovendo uma checagem de todos os repasses do programa de transferência de renda e excluindo as famílias que não cumprem mais os critérios do benefício. 

Desde o mês de fevereiro, o Ministério do Desenvolvimento Social está avaliando as inscrições no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) de todas as pessoas que recebem o Bolsa Família. Até o momento, a pasta já identificou milhões de pessoas que estavam recebendo os valores de forma irregular e, assim, os beneficiários foram excluídos do programa. 

Diante disso, é de extrema importância que os beneficiários que foram notificados pela Caixa compareçam a um Cras (Centro de Referência e Assistência Social) para regularizar as informações e evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família.

Confira também: Tem NOTÍCIA BOA para os beneficiários do Bolsa Família: olhe AGORA o seu Caixa Tem e confira o PRESENTE recebido 

Calendário do Bolsa Família de agosto

As parcelas mensais do Bolsa Família costumam ser disponibilizadas nos últimos dez dias do mês pela Caixa Econômica Federal e em agosto não está sendo diferente. Neste mês, os pagamentos estão sendo realizados entre os dias 18 e 31 de agosto e o calendário de pagamentos segue a ordem do dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários. 

Confira as datas em que os valores estão sendo liberados:

  • Final do NIS 1: 18 de agosto; 
  • Final do NIS 2: 21 de agosto; 
  • Final do NIS 3: 22 de agosto;
  • Final do NIS 4: 23 de agosto;
  • Final do NIS 5: 24 de agosto;
  • Final do NIS 6: 25 de agosto;
  • Final do NIS 7: 28 de agosto;
  • Final do NIS 8: 29 de agosto;
  • Final do NIS 9: 30 de agosto;
  • Final do NIS 0: 31 de agosto.

Saiba mais: Mudança promovida pela Caixa deverá ELEVAR MUITO o PRÊMIO da Mega-Sena; veja como participar do sorteio