- Publicidade -

Estudo revela que beber cerveja todo dia faz bem para saúde, mas será que é VERDADE?

Pesquisa estudo efeitos do álcool durante quatro semanas

0

A cerveja tem a fama de ser uma bebida alcoólica que não faz bem para saúde. Há muitos casos de alcoolismo, que destroem famílias e relacionamentos. Então, teoricamente, o consenso geral é de que o álcool é uma droga perigosa e que deve ser evitada. Ainda mais em excesso.

- Publicidade -

Mas, aos buscarmos na internet sobre o assunto, há alguns artigos e reportagens que nos levam a pensar o contrário. Uns dizem que é saudável enquanto outros alegam que é prejudicial para a saúde. Então fica a pergunta no ar: beber cerveja faz bem ou não?

beber-cerveja-todo-dia-faz-bem
Afinal, beber cerveja faz bem ou mal? Entenda mais sobre o assunto (Foto: divulgação)

Beber cerveja faz bem?

A mais recente polêmica vem do artigo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry. Ele revela que, nos homens, o consumo de cerveja pode aumentar a quantidade de bactérias no intestino. Em tese, seria algo negativo. Mas, na verdade, não é.

- Publicidade -

Isso porque o órgão que acumula diversas bactérias que auxiliam no funcionamento dele.  Assim, é fundamental manter uma flora intestinal equilibrada e saudável. A partir disso, conclui-se que beber cerveja faz bem porque essa elevação do número e da diversidade de bactérias diminui a chance de certas doenças.

Veja também: 3 signos que podem passar por uma REVIRAVOLTA ainda nesse mês

Como foi o estudo?

O estudo reuniu 22 voluntários, sendo todos homens saudáveis, durante quatro semanas. Os candidatos se dividiram em dois grupos: um recebia cerveja sem álcool enquanto o outro bebida uma cerveja alcoólica comum.

- Publicidade -

Nos testes, os voluntários e pesquisadores não sabiam qual bebida era com ou sem álcool. Durante o período de testagem, cada um ingeriu 330ml da bebida por dia, o equivalente a um copo. Vale destacar que cada candidato forneceu uma amostra de urina e fezes antes e depois da pesquisa. A ideia dos cientistas era entender como a bebida afetava o organismo.

De acordo com os resultados, o consumo de um copo de álcool por dia não provocou alterações relevantes. Seja na massa de gordura corporal, no peso ou nos biomarcadores cardiometabólicos. Por outro lado, conclui-se também que beber cerveja faz bem, de certa forma, ao intestino, aumentando a diversidade da microbiota intestinal.

Cerveja faz bem para mulheres?

Você deve ter observado que o estudo reuniu apenas voluntários do sexo masculino. Entretanto, a pesquisa ressalta que já fizeram testes parecidos com mulheres e os resultados foram semelhantes.

- Publicidade -

Por fim, o estudo destacou que o consumo de cerveja sem álcool provoca o mesmo efeito que a bebida com álcool para a saúde do intestino. Entretanto, se tiver que escolher, a recomendação é que seja não alcoólica. Afinal, várias pesquisas já mostraram os riscos de se consumir bebida alcoólica, ainda mais de fora exagerada.

Então, se você pretende tomar todas no fim de semana, opte pela cerveja sem álcool. Assim, é possível desfrutar dos benefícios da bebida fermentada sem ter que arcar com as consequências negativas que o álcool provoca.

Veja também: Qual a diferença entre emoticons e emojis?

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais