Banco Nacional de Itens – Trabalhe na elaboração de provas como o Enem e Encceja!



Banco Nacional de Itens – Saiba como trabalhar na elaboração de provas como Enem e Encceja, os principais exames do Ministério da Educação!

Banco Nacional de Itens – Já pensou em ajudar na elaboração de uma das provas de nível nacional do Inep? Saiba como!

Você já ouviu falar do Banco Nacional de Itens (BNI)? Essa é uma forma que o Ministério da Educação (MEC) encontrou de ter armazenadas questões para suas principais provas. Já pensou em ter um item seu em um exame como o Enem ou o Enade?

É possível trabalhar nas provas do Inep a partir do cadastro no BNI. São muitas as provas elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, por isso fique ligado. 

A seguir vamos trazer mais informações sobre como inscrever-se. Fique ligado e saiba qual é o site disponível para ver as chamadas públicas para profissionais que querem enviar seus itens. 

Banco Nacional de Itens
Júlio Gomes/LeiaJáImagens

BNI Cadastro 

Primeiramente, é necessário esclarecer de onde surgiu a possibilidade para que profissionais façam o cadastro BNI. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira faz chamadas públicas para convocar diversos profissionais.

As chamadas são feitas com a intenção de buscar interessados em elaborar e revisar itens que irão compor diversos exames. O Inep é responsável, todos os anos, por diversas provas de avaliações ligadas ao Ministério da Educação. 

Essas chamadas públicas BNI são parte de um processo maior de estruturação do próprio instituto. A ideia é que em algum momento o próprio Inep faça toda a montagem de seus instrumentos de avaliação. Para isso será necessário um sistema de elaboração e revisão de questões. É aí que entra o Banco Nacional de Itens. 

A intenção do BNI é, também, aumentar a participação da comunidade acadêmica de todas as regiões do Brasil nos processos de avaliação educacional. Esse pode ser um ponto importante no sucesso provas como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 

Trabalhar nas Provas Inep

Por fim, você poderá trabalhar nas avaliações do Inep a partir da elaboração de itens. Cada chamada pública funciona de uma forma, por isso você deve se manter atualizado e verificar as chamadas no site oficial. 

Quem quer elaborar e revisar itens BNI poderá trabalhar em provas como:

  • Exame Nacional do Ensino Médio – Enem;
  • Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja;
  • Programa Internacional de Avaliação de Alunos – Pisa;
  • Certificado de Proficiência na Língua Brasileira de Sinais – Prolibras;
  • Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa – Celpe-Bras;
  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade;
  • Revalidação dos Diplomas Médicos – Revalida;
  • Provinha Brasil;
  • Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb;
  • Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente.

Em geral os colaboradores BNI recebem um pagamento por item integrado ao banco. As instituições também recebem um incentivo financeiro proporcional ao número de questões aprovadas. Geralmente os editais preveem necessário um valor mínimo de 500 questões por instituição. 

Confira também Dicas para Entrevista de Emprego!

 

Leia Também