Banco Central confirma 2 mudanças no PIX: BOMBA!
Conheça as mudanças no PIX confirmadas pelo Banco Central que podem impactar na vida dos usuários
O PIX é um sistema de pagamentos muito utilizado atualmente por realizar transações financeiras instantâneas. Como a plataforma está cada vez mais sendo utilizada, constantes atualizações estão acontecendo.
Essas atualizações são necessárias para que a plataforma facilite ainda mais a usabilidade do sistema por parte dos usuários. Por isso, algumas mudanças importantes foram implementadas pelo Banco Central, conheça os detalhes dessas mudanças.

Mudanças no PIX: saiba do que se trata
Duas mudanças essenciais foram confirmadas pelo Banco Central do Brasil nesta sexta-feira (1), sobre a plataforma de pagamentos instantâneos. Uma das mudanças do PIX está na própria plataforma e a outra está relacionada aos trabalhadores brasileiros.
A mudança trata-se da consulta de dados vinculados às chaves para que os órgãos policiais legais e os entes públicos possam ter o controle e a apuração de irregularidades.
Esta medida tem como fundamento fornecer uma quantidade de informações que possam ajudar nas investigações de suspeitos. No entanto, será mantido o direito de privacidade e as regras de restrição de acesso à informação. Segundo o Banco Central, os dados informados serão:
- Nome do usuário;
- CPF e CNPJ;
- Número da agência;
- Tipo de conta utilizada e também e data da abertura da conta.
A ideia dessa medida é melhorar a investigação policial e identificar aqueles que utilizam o PIX para cometerem crimes e golpes. Uma vez que cada vez mais esse tipo de ação tem aumentado.
A outra mudança referente aos trabalhadores é que o Governo Federal anunciou a opção de receber o saldo do FGTS Digital via PIX, e assim, simplificar o saque dos trabalhadores.
Destacando, que essa modalidade está no período de testes durante o início de agosto e tudo indica que esses testes vão continuar até o final de novembro.
A expectativa é que a modalidade seja implementada no início de 2024, então, a nova ferramenta já pode estar completa e disponível para todos os usuários.
Veja também: PIX INESPERADO deve ser depositado para brasileiros até o dia 31 de agosto; veja quem serão os beneficiados
O que é esse sistema de pagamento instantâneo?
O PIX é o um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC) e que facilita as transferências bancárias entre contas em poucos segundos. Ele praticamente substituiu o DOC e o TED , uma vez que as transações podem ser feitas a qualquer hora ou dia.
É inegável que esse sistema é prático, rápido e seguro, como também, foi muito bem aceito por parte dos usuários e dos bancos.
As empresas por sua vez, também estão lucrando mais e aumentando suas vendas por meio da facilidade em operar com PIX. Ele pode ser utilizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
A maior vantagem do sistema de pagamentos instantâneos é a velocidade com que as operações como pagamentos ou transferências são feitas e recebidos em tempo real, os maiores potenciais do PIX são:
- Atuar na competitividade e na eficiência do mercado;
- Baixar o custo das operações financeiras pois não possui taxas;
- Aumentar a segurança nas transações;
- Aprimorar a experiência de operações financeiras dos usuários;
- Incentivar a digitalização do mercado em relação aos pagamentos de varejo;
- Promover a inclusão financeira até mesmo de pessoas com baixa renda;
- Preencher lacunas existentes de uma parte da população que não tem acesso ao livre ao crédito.
Saiba mais: ATENÇÃO, brasileiros! Descubra AGORA como sacar o dinheiro do FGTS via PIX e NÃO passe mais APERTO