Banco Central introduz PIX Automático: conheça a ferramenta

O Pix automático é uma nova funcionalidade do Banco Central e pretende auxiliar os brasileiros a terem uma vida financeira ainda mais descomplicada.

Mais uma novidade sacode o mundo das finanças digitais no Brasil: o PIX automático! O Banco Central (BC) acaba de anunciar uma atualização que elevará o PIX a um outro patamar. Preparado para descobrir qual é? Acompanhe a leitura e descubra as surpresas que essa inovação promete trazer à sua rotina financeira!

Imagine poder programar seus pagamentos rotineiros sem a necessidade de efetivar cada um individualmente. Parece bom, não é? Então prepare-se para saber mais.

O Pix automático é uma nova funcionalidade do Pix, ferramenta que surgiu em 2020. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

O quê é o PIX e como surgiu?

Lançado em novembro de 2020, o PIX revolucionou o sistema de transferências e pagamentos no Brasil. A saber, a ferramenta do Banco Central permite realizar transferências instantâneas 24 horas por dia, 7 dias por semana, e o melhor, sem custos para pessoas físicas. O PIX surgiu com o objetivo de modernizar nosso sistema financeiro, tornando as transações mais rápidas, simples e seguras.

É inegável o sucesso e a eficiência desse sistema. Destacou-se rapidamente e a adesão foi massiva devido à oferta de serviços gratuitos e instantâneos. Hoje, o PIX é uma das principais opções para quem necessita realizar transferências e pagamentos.

Veja também: Pix Automático: Conheça a novidade que vai transformar os pagamentos em 2024

O que é o PIX automático?

Mas o que é essa nova modalidade que o BC acaba de anunciar, o PIX automático? Trata-se de um serviço que promete mudar como lidamos com nossos pagamentos rotineiros. Ademais, a proposta é que os usuários possam programar pagamentos recorrentes para pessoas jurídicas com CNPJs ativos, de forma similar ao débito automático.

Dessa forma, isso significa que poderemos agendar pagamentos para um dia específico, por um período que desejarmos: uma semana, um mês, ou até um ano. Imagine a comodidade de ter suas mensalidades de escola, academia, condomínios e clubes já agendados e não precisar se preocupar em esquecer!

Como irá funcionar o PIX automático e quais as expectativas?

Agora, você deve estar se perguntando: como funcionará na prática o PIX automático? As empresas terão que disponibilizar o serviço gratuitamente, mas o BC ressalta que poderão se beneficiar da redução no custo de cobrança que atualmente pagam às instituições financeiras.

Os valores serão debitados sem a necessidade da autorização de cada pagamento pelo usuário, proporcionando mais praticidade no dia a dia. Além disso, o PIX automático poderá ser cancelado a qualquer momento, sem gerar obrigações adicionais com a empresa prestadora do serviço. E se engana quem pensa que o cancelamento terá algum custo: também será gratuito.

A expectativa, de acordo com Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do PIX, é que a nova modalidade seja amplamente utilizada, beneficiando empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Agora que você já está por dentro dessa novidade, é aguardar outubro de 2024, quando o PIX automático estará disponível para facilitar ainda mais a gestão dos seus pagamentos! Com certeza, uma notícia para comemorarmos!

Veja também: Pix Automático já tem data para ser disponibilizado! Veja como vai funcionar