Banco Central anuncia mudança sistema de CONSULTAS dos valores esquecidos: já será possível SACAR?

Entenda o que está planejado para ser mudando no banco Central.

Durante a vida adulta sabemos que é necessário manter contato com diversos órgãos governamentais para resolver as questões burocráticas da vida. Um exemplo é o relacionamento que criamos com o INSS.

Além deste órgão tão importante onde temos acesso a aposentadoria e outros benefícios, temos também ligações mais voltadas para a vida financeira, como é o caso do Banco Central. 

Banco Central anuncia mudança sistema de CONSULTAS dos valores esquecidos: já será possível SACAR?
Entenda o que muda no Banco Central – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Mudanças no Banco Central

Este órgão já está um pouco mais distante da população, no sentido de possuir um contato direto. Porém, em alguns casos ainda o utilizamos para ter acesso a valores que estão em contas de qualquer instituição financeira.

Ou ainda, todas as vezes que usamos o Pix, seja para enviar ou receber dinheiro, estamos passando pelo Banco Central. Sendo assim, as modificações que ocorrem nesse órgão governamental devem ser conhecidas pelo público, uma vez que precisamos delas para realizar tarefas cotidianas. 

Recentemente o Banco Central lançou novidades sobre o Registrato, seu sistema para realizar consultas de dados financeiros. Agora, o local terá mudanças a partir do mês de fevereiro do próximo ano. 

A autarquia comentou sobre a modificação através de uma circular disponibilizada no último dia 14, uma quarta-feira. Mesmo estando longe do período comentado para a mudança, este intervalo tem como objetivo que os cidadãos possam se adequar ao novo modelos aos poucos, além de conseguir tirar suas dúvidas antes que a nova plataforma seja estabelecida. 

De acordo com o documento, agora será necessário realizar o acesso através do site do governo já conhecido por muitas pessoas, o gov.br. As pessoas que ainda não possuem uma conta na plataforma, podem criá-la de maneira completamente gratuita e a qualquer momento. A melhor parte é realizar o procedimento sem precisar sair de casa. 

Essa opção oferece a possibilidade de iniciar um processo utilizando diversos meios como login de banco, número do CPF, QR Code e certificado digital em nuvem.

Segundo dados do próprio Banco Central a maior parte dos cidadãos do país já preferem realizar procedimentos através do login do Gov.br. Isso porque a plataforma permite reunir vários serviços em um só lugar. 

As pessoas que já acessaram o Fale Conosco do governo realizaram seus logins com a conta em 97% das vezes. Além disso, cerca de 4% dos acessos no Protocolo digital e também 82% das visitas ao registo Declaratório Eletrônico em Investimento Estrangeiro Direito também aconteceram por esse meio. 

Vale lembrar que o endereço que estava com os dias contados, ou seja o Registrato, é um portal criado para que o cidadão consiga realizar consultas de informações acerca da sua vida financeira. Nele é possível encontrar valores de empréstimos realizados, banco onde há contas, cheques devolvidos, chaves Pix cadastradas e muitos outros serviços. 

Saiba mais: Banco Central comunica vazamento de MILHARES de chaves Pix: outros dados também foram expostos, confira

Sistema Valores a Receber

O SVR, também conhecido como Sistema Valores a Receber, é um dos modelos que utilizam o Registrato para consulta. Essa modalidade reúne em um só local diversos valores disponibilizados para a população que foram “esquecidos”. 

Eles possuem o destino de contas encerradas com valores no fundo, taxas cobradas de maneira incorreta, participações em lucros e outras questões. Assim, de tempos em tempos, o governo libera o pagamento dessas quantias. 

Atualmente, a população está aguardando mais uma rodada de pagamento. Esse processo acabou sofrendo atraso por conta da greve dos operários, considerada uma das maiores do Brasil. 

Sendo assim, essas pessoas ainda deverão ter um pouco de paciência, mas a expectativa é que o dinheiro seja liberado até o final do ano. Porém, para o ano que vem é provável que a plataforma passe a adotar também os logins através da conta Gov.br. 

Veja também: Banco central já liberou segunda fase para saque do “DINHEIRO ESQUECIDO”? Consulte sua conta