Banco Central emite ALERTA para usuários sobre o DINHEIRO ESQUECIDO; é preciso ter cuidado

Saiba como verificar se você tem algum saldo esquecido em instituições financeiras e os cuidados que deve-se ter para não cair em golpes.

O Banco Central voltou a disponibilizar o Sistema de Valores a Receber (SVR), que foi criado com o intuito de ajudar a população a encontrar dinheiro esquecido. Os valores podem pertencer ao próprio cidadão, a uma empresa ou a um falecido.

A tão aguardada segunda fase do SVR começou nesta quarta-feira (1º) e já é possível consultar o sistema para verificar possíveis valores esquecidos em diversos locais. Acompanhe os próximos tópicos e saiba como consultar se você tem algum dinheiro esquecido na segunda fase do Sistema de Valores a Receber.

Saiba o que é o SVR.
Saiba o que é o SVR. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que é o SVR?

O Sistema de Valores a Receber (SVR) é um serviço que permite que você consulte se tem dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira e, caso tenha, o SVR mostra como recuperar o valor.

Esse sistema foi criado em 2021 com o objetivo de aumentar o poder de compra da população brasileira, devolvendo aos cidadãos valores esquecidos nos mais variados locais.

O Sistema de Valores a Receber foi instituído pela Resolução BCB n° 98 de 2021, com as seguintes finalidades:

  • Fornecer informações ao Banco Central do Brasil para fins de monitoramento dos valores a serem devolvidos pelas instituições;
  • Permitir que pessoas físicas e jurídicas consultem a existência de valores a serem devolvidos pelas instituições;
  • Facilitar o processo de devolução consensual dos valores a serem devolvidos pelas instituições.

Veja também: Consulta ao dinheiro esquecido volta NESTA data; confira!

Como verificar se tenho dinheiro esquecido?

Verificar se você, sua empresa ou algum parente falecido tem dinheiro esquecido é bem simples, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site do Sistema de Valores a Receber (link no final do artigo);
  2. Faça a consulta para saber se tem algum dinheiro esquecido;
  3. Preencha com seu CPF (ou o CPF da pessoa que você deseja consultar) ou CNPJ da empresa e a data de nascimento (no caso de empresas, a data de abertura);
  4. Após seguir todos os passos acima, o sistema confirmará se você tem valores a receber.

Caso você, sua empresa ou parente falecido tenha algum dinheiro esquecido, a partir do dia 7/3 às 10h, será necessário retornar ao site do Banco Central para acessar o Sistema de Valores a Receber e obter informações sobre como solicitar a devolução.

Para acessar o Sistema e verificar o valor disponível e solicitar a transferência, será necessário ter uma conta gov.br de nível prata ou ouro.

Veja também: Herdeiros podem retirar dinheiro esquecido nos bancos? Saiba como!

Banco Central alerta sobre golpes

O site disponível para consultar e saber como solicitar a devolução dos valores é o site oficial do Valores a Receber do Banco Central https://valoresareceber.bcb.gov.br.

Atenção! Os serviços do SVR (Sistema de Valores a Receber) não são pagos! O cidadão não precisa fazer nenhum tipo de pagamento para acessar os valores.

O Banco Central não envia links e também não entra em contato de forma individual com o cidadão para tratar dos valores a receber. Se alguém entrar em contato querendo saber seus dados pessoais, provavelmente é um golpe.

Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber pode contatá-lo e ela nunca pedirá sua senha. Não clique em links suspeitos.

Links úteis:

Sistema de Valores a Receber: https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber?modalAberto=cuidado-com-golpes-modal

Veja também: ‘Dinheiro Esquecido’: passo a passo para fazer a nova consulta no sistema do Banco Central