AVISO geral sobre o RG: comunicado para todos que possuem o documento

Em 12 estados da federação já é possível que os brasileiros tenham acesso a versão atualizada da Cédula de Identidade, que ficou nomeada com CIN. Saiba como obter o documento!

A Cédula de Identidade, também conhecida como Carteira de Identidade (CIN) ou Registro Geral (RG) é o principal documento de identificação expedido para os cidadãos brasileiros ou portugueses com igualdade de direitos.

Os dados presentes no documento podem variar de acordo com cada estado. No entanto, o governo federal realizou algumas mudanças recentemente para que o RG pudesse ser padronizado em todo o território nacional.

Nos últimos dias, foi feito um anúncio geral para os brasileiros a respeito do RG. Saiba mais a seguir!

O novo RG, a CIN, já pode ser solicitado em 12 estados brasileiros. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Comunicado geral sobre o RG é emitido para os brasileiros

De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) a nova versão do Registro Geral (RG) das cidadanias brasileiras já se encontra disponível em 12 estados da federação.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi criada com o intuito de substituir a atual Cédula de Identidade, que contava com distinção de informações de acordo com cada estado. Além de um design novo, a nova versão do documento também vai contar com uma versão digital que tem o principal objetivo de facilitar a vida dos brasileiros. A CIN digital terá a mesma validade que o documento físico, sendo possível utilizá-la da mesma maneira.

A identidade digital pode ser acessada de forma totalmente gratuita por meio da plataforma do governo, o gov.br. Foi informado ainda pela pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos que até o mês de maio deste ano cerca de 330 mil documentos digitais já haviam sido baixados pela população. 

Vale ressaltar ainda que a primeira via da CIN pode ser emitida de forma totalmente gratuita, conforme estabelecido pela Lei 7.116/83, sendo também gratuita a sua renovação em papel ou em formato digital através do aplicativo do governo. No entanto, a opção do documento em plástico (policarbonato) é cobrada pelo estado emissor. 

Além disso, a CIN conta com dados de segurança, como um QR Code para que seja possível validar as informações e para isso será utilizado um código MRZ (Machine Readable ZoneP), que é o mesmo utilizado nos passaportes. O documento impresso ainda conta com novas cores e uma disposição diferente dos elementos. 

A maior mudança, entretanto, diz respeito a unificação do número por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física), que tem como objetivo evitar fraudes. 

Confira também: Confira todos os documentos para você conseguir COMPROVAR necessidade para receber o Bolsa Família

Passo a passo para solicitar a CIN

Para obter a CIN, é necessário que o cidadão compareça ao órgão de expedição da sua região com a sua certidão de nascimento ou casamento. No momento, o documento se encontra disponível nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. 

Ademais, a CIN pode ser expedida somente em papel de segurança ou em cartão de policarbonato, além da versão digital também já estar disponível. 

Saiba mais: CNH BLOQUEADA: é possível perder o documento de forma DEFINITIVA?