Auxílio Gás está com inscrições ABERTAS; veja como participar

Os brasileiros interessados em receber o benefício do Auxílio Gás já podem realizar a sua inscrição no benefício através do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Saiba como!

O governo federal brasileiro oferece um grande número de benefícios sociais para a população de baixa renda por meio de programas de assistência social e transferência, como é o caso do Bolsa Família e também do Auxílio Gás. Para ter acesso aos benefícios sociais, é necessário ter renda mensal de até R$ 218 per capita e ainda estar inscrito e com os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O Auxílio Gás, também popularmente conhecido como Vale Gás, se caracteriza enquanto um programa de distribuição de renda que foi implementado pela primeira vez pelo governo federal em 2001, com o intuito de atender aos beneficiários da Rede de Proteção Social, em conjunto com o Bolsa-Escola e Bolsa-Alimentação. Após alguns anos, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o benefício passou a ser concedido junto ao Bolsa Família. 

Nos últimos dias, o governo federal anunciou que o Auxílio Gás está com inscrições abertas e ainda dá tempo de se cadastrar para garantir os pagamentos referentes ao mês de dezembro. Portanto, confira a seguir o passo a passo completo para realizar a sua inscrição!

Ainda dá tempo de garantir a parcela do Auxílio Gás de dezembro. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Auxílio Gás está com as inscrições abertas

O Auxílio Gás é oferecido para as famílias que se enquadram em situação de pobreza e extrema pobreza a cada dois meses. O intuito do benefício é pagar o valor integral referente ao preço nacional do botijão de gás de 13 kg. A quantia destinada aos beneficiários é definida a partir dos dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo). O último pagamento do Vale Gás ocorreu em outubro, logo, a próxima parcela está prevista para ser disponibilizada em dezembro. Já os pagamentos são feitos em conjunto com o Bolsa Família. 

Para garantir o benefício do Auxílio Gás, o primeiro passo é realizar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) no Cras (Centro de Referência e Assistência Social) mais próximo da sua residência. O cadastro não garante a inserção direta no benefício, porém é o primeiro passo para garantir os pagamentos. Ainda é importante manter as informações do CadÚnico atualizadas. 

Confira também: Concurso do Corpo de Bombeiros com centenas de vagas para o nível fundamental; veja como se inscrever

Calendário do Auxílio Gás de dezembro

Conforme citado anteriormente, o Auxílio Gás é pago em conjunto com o Bolsa Família a cada dois meses e os benefícios costumam ser pagos nos últimos dez dias do mês. Além disso, o calendário de pagamentos é organizado de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) das famílias beneficiárias. 

Em dezembro, as parcelas do programa de distribuição de renda serão ofertadas nas seguintes datas:

  • Final do NIS 1: 11 de dezembro;
  • Final do NIS 2: 12 de dezembro;
  • Final do NIS 3: 13 de dezembro;
  • Final do NIS 4: 14 de dezembro;
  • Final do NIS 5: 15 de dezembro;
  • Final do NIS 6: 18 de dezembro;
  • Final do NIS 7: 19 de dezembro;
  • Final do NIS 8: 20 de dezembro;
  • Final do NIS 9: 21 de dezembro;
  • Final do NIS 0: 22 de dezembro.

Saiba mais: Auxílio financeiro de R$ 350,00 para grupo de brasileiros que PRECISAM; confira os requisitos