Auxílio Maternidade PODE ser PAGO a ESTE GRUPO de Mamães: Veja como SOLICITAR o Benefício do INSS!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Auxílio Maternidade PODE ser PAGO a ESTE GRUPO de Mamães – Confira todos os detalhes sobre como está funcionando um dos principais auxílios do país neste momento!

Nesse momento de tantas dificuldades para milhões de brasileiros e brasileiras é necessário ficar atento para os principais benefícios disponíveis. E é por isso que pode ser interessante saber que o Auxílio Maternidade pode ser pago para mães de grupos específicos. 

Muitas pessoas estão com alguma mulher grávida na família e por isso mesmo devem ficar atentas para saber como solicitar o benefício do INSS voltado para esse público. Nesse caso específico é necessário saber quais são os pré-requisitos. 

Por isso vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir. Entenda quem poderá fazer a solicitação e como deverão ser os pagamentos neste período para quem está precisando dessa ajuda financeira. 

Ima

Auxílio Maternidade PODE ser PAGO a ESTE GRUPO de Mamães
Imagem: Divulgação

Auxílio Maternidade pode ser pago para MEI

Primeiramente, o auxílio maternidade pode ser pago para MEI? São milhares de famílias hoje em dia que contam com mães que não possuem carteira assinada, mas sim trabalham na posição de Microempreendedoras Individuais (MEIs). 

A boa notícia é que todas as mamães que estão formalizadas em atividade desse tipo, quando precisam vão poder contar com os benefícios. Isso porque quem trabalha de MEI tem direito ao Auxílio Maternidade

Isso acontece tanto em hipótese de gravidez biológica como em caso de adoção. Nesses casos específicos as famílias poderão contar com ajuda dos valores específicos do salário-maternidade

Como funciona Salário-Maternidade

Muitas pessoas sequer sabem como funciona o salário-maternidade para MEI. Por isso é importante entender com detalhes como deverão ser feitos os pagamentos específicos para esse público-alvo. 

O salário-maternidade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ser disponibilizado para microempreendora individual desde que ela tenha contribuído por um período mínimo de 10 meses. 

Esse benefício poderá fazer parte dos seus rendimentos pelo prazo de 12 dias, se for feito pelo INSS. 

Quem tem direito Auxílio Maternidade

É importante também saber quem tem direito ao Auxílio Maternidade. Isso porque não é apenas em caso de gravidez biológica que os valores poderão ser disponibilizados dessa forma específica. 

São três grupos principais: 

  • Parto: o salário-maternidade por parto deve ser solicitado à empresa na qual a mulher trabalha em um prazo de 28 dias antes da data esperada para o nascimento
  • Adoção: o salário-maternidade por adoção pode ser solicitado por todos os adotantes após a liberação dos papéis de adoção;
  • Aborto natural ou permitido por lei (casos de estupro): a mulher empregada deve solicitar o benefício à empresa na qual exerce atividades remuneradas. 

Saiba mais sobre quem tem direito ao Salário-Maternidade!

Como solicitar Salário Maternidade

E por fim, como solicitar o salário maternidade? Essa é uma dúvida que também surge com frequência por parte de mães de família que estão precisando desse auxílio principalmente durante o período do novo coronavírus. 

O passo a passo para solicitar o auxílio maternidade é:

  • Primeiramente, faça a solicitação do procedimento no site da Previdência (www.previdencia.gov.br) e selecione a opção ‘REQUERIMENTO DE SALÁRIO MATERNIDADE’;
  • Os documentos para solicitar salário maternidade são os básicos: CPF, RG, Carteira de Trabalho e detalhes como carnês e comprovantes de recolhimento do Instituto Nacional do Seguro Social; 
  • Caso tenha problemas ou queira tirar dúvidas, ligue para o número 135 ou faça o agendamento do atendimento em agência do INSS. 

Confira como vai ser feito o agenciamento de atendimentos no INSS pelo site: https://pronatec.pro.br/pericia-medica-do-inss-ja-tem-data-para-voltar/

 

Leia Também