Auxílio Maternidade NEGADO em 2021: Saiba o que fazer

Atualizado Hoje!

Auxílio Maternidade NEGADO em 2021: Entenda como funciona esse benefício e saiba porque muitas mães estão tendo o benefício negado!

Com a pandemia cresceu muito o número de mães que estão procurando benefícios que muitas vezes passavam despercebidos. Junto com o aumento de pedidos, cresceu também o número de reclamações do Auxílio Maternidade negado em 2021

Mas porque tantas pessoas estão recebendo um “não” para sua solicitação? O que isso quer dizer? Entenda a seguir e saiba exatamente como e quando você poderá receber os valores de acordo com a lei que rege o benefício. 

Auxílio Maternidade NEGADO em 2021
Imagem: Divulgação

Auxílio Maternidade x Licença-Maternidade Diferença

Antes de mais nada, precisamos pontuar sobre qual tipo de benefício vamos falar a seguir. Existem algumas diferenças entre auxílio maternidade e licença-maternidade, por isso não confunda os dois. 

Mas então qual é a diferença entre auxílio maternidade e licença-maternidade? Esse último se refere ao tempo de afastamento das atividades que a mãe (ou pai) profissional vão ter. Já o auxílio (ou salário-maternidade) diz respeito ao valor que será pago para a família durante o período fora. 

Resumindo: licença é o tempo fora de atuação e auxílio é o valor recebido por esse tempo fora da rotina de trabalho. 

Auxílio Maternidade Quem tem direito

Agora é importante lembrar quem tem direito ao auxílio maternidade em 2021. A Lei 8.213/91 prevê os pagamentos não apenas para quem passou por um parto, mas também para alguns casos do que é chamado de “afastamento materno”. 

Quem pode receber o auxílio maternidade em 2021:

  • Mães que são obrigadas a se afastar do trabalho por conta de nascimento de um filho; 
  • Mães que tiveram o nascimento do filho com até 28 dias de antecipação (antes da data prevista para o parto); 
  • Mulheres que passaram por aborto (não crimonoso); 
  • Em casos de adoção ou guarda judicial com fim de adoção. 

Auxílio Maternidade negado: por quê?

Agora a grande questão é: por que o auxílio maternidade foi negado para uma solicitação dentro da regra? Essas reclamações aumentaram muito dentro deste período da pandemia por conta do aumento de solicitações. 

Mas essa não é exatamente a razão para o auxílio maternidade não ser aprovado. Existem alguns problemas que são os mais comuns de acontecer no momento da solicitação do benefício. 

Três deles são os principais:

  • Problema no salário maternidade rural 2021: mães que atuam em ambiente rural geralmente encontram problemas para provar o período de carência e sofrem com o benefício negado; 
  • Período de afastamento não comprovado para auxílio maternidade: esse é outro problema frequente. Por conta de falta de provas, o INSS muitas vezes nega o pedido para mães que deveriam receber os pagamentos; 
  • Auxílio maternidade para desempregadas: um caso muito comum também é o de mães que, infelizmente, ficam desempregadas no período em que vão fazer a solicitação do benefício. Sem vínculo empregatício no sistema, os benefícios não são disponibilizados. 

Auxílio Maternidade Negado o que fazer

Finalmente, o que fazer para resolver o auxílio maternidade negado em 2021? Isso vai depender sempre da situação em que cada beneficiária/solicitante se encaixa no momento do pedido. 

A primeira dica é: NÃO entre com um processo judicial sem consultar um advogado (de preferência especialista). Para pedir uma revisão do auxílio maternidade em 2021 entre em contato com um profissional que vai ajudar a vencer a sua causa. 

No caso de salário maternidade negado para trabalhadora rural, é necessário regularizar a documentação que comprove a atuação nesse ambiente. Essa geralmente é a prova que faz com que o INSS negue o pedido. 

Em todas as outras situações, tenha em mãos sempre toda a sua documentação que comprove vínculo empregatício durante o período de solicitação do auxílio maternidade. Mantenha sempre todos os dados e documentos atualizados para facilitar todos os processos. 

PAGAMENTOS da 2ª PARCELA do Auxílio Emergencial em 2021: NOVO CALENDÁRIO e ANTECIPAÇÃO de SAQUE…

 

Leia Também