Auxílio Gás SP 2021: Aprovado benefício! Veja quem recebe e as regiões disponíveis

Atualizado Hoje!

Auxílio Gás SP: Veja as cidades que aprovaram o benefício em 2021! Confira quem pode receber e como ter acesso ao programa social.

Durante a pandemia de Covid-19, diversos estados e cidades brasileiras investiram em benefícios específicos para a população mais vulnerável. Com a alta do botijão, diversas administrações começaram a implementar programas como o Auxílio Gás ou Vale-Gás, que pode consistir da entrega de recargas ou de valores em dinheiro.

Recentemente, mais uma cidade paulista aprovou a concessão de um Auxílio Gás para os cidadãos, promovendo assim melhores condições de vida para os cidadãos em situação de pobreza. Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre o Auxílio, seus beneficiários e votação.

Auxílio Gás SP 2021
Imagem: Divulgação

Auxílio Gás SP em Botucatu

Um mês após ser apresentado no Legislativo, o Projeto de Lei (PL) 23/2021 foi aprovado por unanimidade no plenário, em sessão extraordinária. O PL institui oficialmente a distribuição do Auxílio Gás em Botucatu, cidade no estado de São Paulo com cerca de 150 mil habitantes.

O benefício emergencial, que foi proposto pela Prefeitura, será coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e deve durar durante todo o período de calamidade pública causado pela pandemia de Covid-19.

O Auxílio Gás SP consiste em 300 recargas de gás mensais, destinadas sempre a pessoas em situação de vulnerabilidade, que se encaixam nos critérios estabelecidos pelo texto do projeto.

Cadastro Vale Gás Bolsa Família 2021: Regiões e como retirar

Quem pode receber o Auxílio Gás SP?

Segundo o vereador Lelo Pagani (PSDB), líder do governo na Casa, o intuito do Vale Gás é ajudar quem mais precisa de auxílio nesse momento crítico da economia e sociedade. Todos os requisitos do benefício foram definidos no momento da votação; confira abaixo quem pode receber.

  • Famílias atendidas pelas equipes de Assistência Social da Proteção Social Básica e/ou Proteção Social Especial;
  • Famílias com renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo;
  • Famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal;
  • A prioridade é para os grupos familiares com pessoas idosas, com deficiência, com mais de três crianças ou adolescentes e unidades familiares monoparentais femininas.

A lista de beneficiários é definida pela própria administração municipal, que não disponibilizou um link para cadastro da população em geral. Para saber se a sua família pode receber, e ter acesso ao local de retirada da recarga, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social de Botucatu pelo telefone (14) 3811-1468 ou pelo e-mail [email protected]

Vale Gás em outros estados

Diversos estados e municípios da região Nordeste também estão disponibilizando benefícios como o Auxílio Gás ou Vale Gás para a população vulnerável. No estado do Ceará, por exemplo, mais de 34 mil famílias da capital Fortaleza receberam o benefício. Para saber se você tem direito, basta ligar para o número 156 e informar seu CPF.

No Maranhão, famílias da capital São Luís começaram a receber a segunda remessa do Auxílio Gás no início de junho. A entrega está sendo feita pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em escolas da rede estadual e universidades.

O programa social foi criado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), com o objetivo de minimizar os reflexos da pandemia de Covid-19 e fortalecer a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Por meio do programa, os beneficiários inscritos do CadÚnico têm acesso a até 3 vales de recarga para botijões de 13 quilos. Para saber se você ou sua família podem ter acesso ao benefício, entre em contato com o CRAS.

 

Leia Também