O Auxílio GÁS será pago em SETEMBRO? Quando exatamente vou receber?
O governo confirmou quantas parcelas restam até o final do ano, bem como as datas de pagamento de cada uma e as pessoas que vão receber.
O início de um novo mês é marcado pela busca de informações sobre benefícios e programas sociais, tendo em vista que milhões de brasileiros se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além do Bolsa Família, as dúvidas costumam permear o Auxílio Gás, especialmente sobre o valor e as datas de pagamento.
A primeira coisa que precisamos destacar é que o benefício está mantido até o final do ano, dessa forma não existe risco dele ser cortado. Porém, para receber ou continuar recebendo é preciso seguir todas as regras do programa. Isso porque a fiscalização foi reforçada em torno dos benefícios sociais, com o intuito de combater irregularidades e fraudes.
A seguir vamos conferir quais são as regras que permitem receber o Auxílio Gás, entender como o valor do benefício é estabelecido e pode mudar a cada parcela, saber quando exatamente a quantia será paga e qual o cronograma de pagamento até o final de 2023.

Auxílio Gás: quem pode receber e qual o valor?
O Auxílio Gás foi criado em dezembro de 2021, no momento de constante oscilação de preço do botijão de gás de cozinha. O benefício possui um orçamento limitado e seleciona os contemplados automaticamente, desde que atendam aos requisitos. Para ter direito é preciso estar inscrito no Cadastro Único.
Além disso, a renda familiar por pessoa deve ser de até meio salário mínimo ou ter alguém na residência que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Só é permitido receber um benefício por cada família. Há ainda critérios que determinam a prioridade do recebimento.
Os critérios são de atualização do Cadastro Único; famílias com menor renda; com maior quantidade de pessoas; que recebem o Bolsa Família; com o cadastro qualificado e averiguado pelo gestor; e com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob medida protetiva de urgência.
O valor do benefício varia de acordo com o levantamento de 100% da média nacional de preços do botijão de gás de 13 kg. Os dados são reunidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), atualmente, o valor do Auxílio Gás está em torno de R$ 100. No entanto, isso não quer dizer que a quantia paga em agosto será a mesma na próxima parcela.
Veja também: Você pode ter direito ao VALE GÁS e não sabe: aprenda a consultar
Datas de pagamento
Os pagamentos do Auxílio Gás acontecem sempre com um intervalo de dois meses. Como a última parcela foi paga em agosto, a próxima só será depositada no mês de outubro. Dessa forma, não haverá repasse em setembro. As datas seguem de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS), considerando a numeração antes do dígito.
Os depósitos são realizados em conta poupança social digital do Caixa Tem e são feitos junto com o Bolsa Família. O cronograma até o final do ano ainda terá mais duas parcelas, de outubro e dezembro. Veja as datas confirmadas:
NIS terminado em 1 – 18/10 e 11/12
NIS terminado em 2 – 19/10 e 12/12
NIS terminado em 3 – 20/10 e 13/12
NIS terminado em 4 – 23/10 e 14/12
NIS terminado em 5 – 24/10 e 15/12
NIS terminado em 6 – 25/10 e 18/12
NIS terminado em 7 – 26/10 e 19/12
NIS terminado em 8 – 27/10 e 20/12
NIS terminado em 9 – 30/10 e 21/12
NIS terminado em 0 – 31/10 e 22/12
Veja também: Auxílio Gás tem NOVO PAGAMENTO confirmado: veja como sacar no app oficial