Como faço para receber o Auxílio-Gás: confira o guia COMPLETO para solicitar o benefício

Confira o novo benefício social do governo para as famílias que não podem arcar com as despesas do botijão de gás de cozinha.

Com as altas taxas de inflação, os preços dos produtos atualmente e a dificuldade em garantir a subsistência da família, muitas donas de casa arriscam-se utilizando o etanol para cozinhar o alimento diário e as notícias é de que isso pode gerar ferimentos graves podendo até ser fatal na má administração deste produto. Mas tais famílias, até então, não tinha outra opção, sem condições de arcar financeiramente com o preço do botijão de gás de cozinha. É por causa disso que o Governo Federal instituiu o benefício Auxílio-Gás, para beneficiar certas famílias que se enquadram nos seus critérios.

A seguir confira mais informações sobre este benefício e como você pode solicitá-lo imediatamente se quiser.

Como faço para receber o Auxílio-Gás: confira o guia COMPLETO para solicitar o benefício
Benefício Auxílio-Gás Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Conheça o Auxílio-Gás

Criado pela Lei n° 14.237, de 19 de novembro de 2021 e regulamentado pelo Decreto n° 10.881 de 2 de dezembro do mesmo ano, o benefício visava atender as famílias de baixa renda do Brasil.

Logo no início o auxílio-gás cobria apenas 50% do valor do botijão de gás de cozinha, mas em 2023 houve um adicional de mais 50% cobrindo então 100% do custo.

É pago a cada 2 meses e pode ser acumulado com outros benefícios, ou seja, se você recebe o Bolsa Família ou algum membro da sua família recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada do INSS) vocês poderão receber A MAIS o valor do auxílio-gás.

Serão beneficiadas aqueles que estiverem inscritos no Cadastro Único com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo.

Veja também: O que aconteceu com o Auxílio Gás? Descubra HOJE (20/09)

Como solicitar o seu benefício

Se encaixa no critério como família de baixa renda ou quer garantir mais orientações em torno do assunto? Visite ao CRAS de referência do seu município, aquele que está atendendo ao seu bairro de preferência, ou o CRAS central, e solicite um atendimento social com os técnicos de nível superior, assistente social e psicólogo. Na ocasião, diga do seu interesse em receber o benefício e seja transparente no fornecimento de informações que lhe forem exigidas.

O pagamento será realizado na conta digital ou bancária do beneficiário e poderá ser retirado o recurso nas casas lotéricas do país ou no CAIXA AQUI.

Mais informações você encontrará disponível no site https://www.gov.br/pt-br/servicos/receber-o-auxilio-gas#:~:text=O%20Aux%C3%ADlio%20G%C3%A1s%20%C3%A9%20o,das%20fam%C3%ADlias%20de%20baixa%20renda. responsável por fornecer todos os dados e informações necessárias do benefício para a população, sendo de extrema confiança, pois se trata do site do próprio Governo Federal.

Se você já recebe o benefício, fique atento para não perdê-lo deixando de atualizar o seu cadastro num período de 24 meses no máximo, ou no caso de mudar algum dado, se isso acontecer, vá imediatamente ao CRAS ou a instância de Cadastro Único e atualize os seus dados sempre que algum deles mudarem. Isso garante mais segurança na hora do recebimento e até mesmo algumas vantagens a mais caso essa seja a situação.

Caso você já receba o Bolsa Família, mas ainda não recebe o auxílio-gás, procure imediatamente o CRAS e reivindique os seus direitos.

Veja também: Atualização no CRAS: saiba quais documentos são EXIGIDOS para regularizar sua situação