Auxílio-doença do INSS


Auxílio-doença do INSS - Veja o que não pode ser feito quando o cidadão está recebendo o auxílio do INSS, com pena de perder o Benefício!
Auxílio-doença do INSS

Auxílio-doença do INSS – Preste atenção para não perder o benefício!

Auxílio-doença do INSS – Veja o que não pode ser feito quando o cidadão está recebendo o auxílio do INSS!

Se você possui o Auxílio-doença do INSS, ou tem algum parente que possua este benefício é importante ficar atento ao que se pode ou não fazer, muitas pessoas cometem diversos erros e acabam perdendo o benefício. Um dos erros mais cometidos, que acabam fazendo com que o beneficiário perca seu auxílio e realizar pequenos serviços (bicos) remunerados, se o INSS descobrir e certo que a pessoas perderá seu benefício.

Ao total mais de 1 milhão de pessoas ganham esse auxílio-doença no Brasil. Este pagamento é feito pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) aos segurados que estão, por algum tempo, impossibilitados de trabalhar, seja por que sofreu algum tipo de acidente ou doença.

Quando o INSS começou a realizar um pente-fino, isso no segundo semestre de 2016, mais de 358 mil benefícios foram interrompidos. No total, aproximadamente 554 mil auxílios-doença não foram revisados nos últimos 6 meses, mas ainda serão até o final do ano.

Auxílio-doença do INSS
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom

Fraude do INSS

Fraude do INSS
Foto: Divulgação

Algumas pessoas tentam forjar algum tipo de doença ou acidente para receber o benefício. Isso consiste em uma Fraude do INSS, e por isso que é feita a revisão de seis em seis meses.

As fraudes mais comuns são alterações na carteira de trabalho, simulação nas perícias e apresentação de documentos falsificados. As pessoas de má-fé pode fingir na avaliação médica que está com dor e com seus movimentos reduzidos.

Ter uma doença grave não constitui motivo para receber o auxílio-doença, é necessário estar totalmente incapacitado para exercer o trabalho em questão.

Veja tudo sobre as Inscrições Agente e Inspetor da Polícia Legislativa 2018!

Quem pode solicitar o Auxílio-Doença

Quem pode solicitar o Auxílio-Doença são pessoas que estão temporariamente sem condições de exercer sua profissão, seja por doença ou acidente (algumas regras são diferentes para os casos). Como por exemplo:

  • Quem pode solicitar o Auxílio-Doença
    Foto: Divulgação

    Doenças = para pedir este auxílio, é necessário estar inserido como segurado do INSS e já ter contribuído com a Previdência (pela atual emprego) por 1 ano. E quando este trabalhador é funcionário de uma empresa, e precisou ficar fora do trabalho, por 15 dias nos últimos 2 meses. No 16º dia, ele já poderá requerer o benefício.

  • Acidentes = não existe um tempo mínimo de trabalho e contribuições exigidos. para requerer este auxílio, também é necessário ter passado, pelo menos, 15 dias afastado do serviço.

Página do INSS para caso existam outras dúvidas sobre o tema: https://www.inss.gov.br/







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
11
Igor Nunes

Autor: Igor Nunes

Redator

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *