Saiba QUEM pode GARANTIR o Auxílio-Doença do INSS antecipado: Veja se você tem direito de RECEBER adiantado!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Saiba QUEM pode GARANTIR o Auxílio-Doença do INSS antecipado – Confira a seguir mais detalhes sobre como receber esse benefício antecipado sem ter problemas!

Cidadãos de todas as regiões do país estão procurando detalhes sobre os principais benefícios que possuem direito neste momento complicado de pandemia. Por isso é interessante que você saiba quem pode garantir o Auxílio-Doença do INSS antecipado

Esse auxílio disponibilizado a partir do Instituto Nacional do Seguro Social poderá ajudar milhares de pessoas que aguardam esses valores. Por isso é interessante saber exatamente como estão acontecendo essas ofertas. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre como vai funcionar o pagamento desses tipo de auxílio. Fique ligado, mantenha-se informado e divulgue as informações para amigos e familiares que podem contar com os benefícios. 

Saiba QUEM pode GARANTIR o Auxílio-Doença do INSS antecipado
Imagem: Divulgação

Auxílio-Doença INSS Antecipado

O Auxílio-Doença do INSS antecipado é uma das novidades que surgiram neste ano justamente para o combate do novo coronavírus. São milhares de brasileiros que iriam ter que esperar o retorno das agências com atendimento presencial para ter o dinheiro em mãos. 

Auxílio Emergencial, PIS/Pasep, INSS e FGTS: Saiba o que você pode Receber!

Por isso o Governo Federal optou por antecipar os pagamentos do auxílio-doença. Essa é uma medida que surgiu juntamente com a ideia de aceitar os atestados médicos online sem necessidade de perícia presencial. 

Essas ações surgiram justamente pelo momento sensível em que estamos passando. Por conta da fragilidade da saúde graças ao Covid-19 seria uma irresponsabilidade botar em risco as pessoas que estão justamente procurando por um auxílio em caso de doença. 

Quem tem direito ao Auxílio-Doença INSS 

Mas e quem tem direito ao Auxílio-Doença INSS? Essa é uma pergunta que está sendo feita por muitas pessoas que estão em busca do benefício ou que possuem familiares que podem receber. 

É importante lembrar que esse benefício é voltado para pessoas incapacitadas parcial ou temporariamente (por um período maior de 15 dias). Esses prazo pode ser disponibilizado em 15 dias contínuos ou então em dias não contínuos em um período de até dois meses. 

Quem pode receber o Auxílio-Doença do INSS são as pessoas:

  • Que estão na condição de segurado (estar contribuindo para o INSS ou estar em período de graça); 
  • Possuem uma carência mínima de 12 meses (com exceções como acidente/doença grave – cegueira, AIDS, tuberculose, entre outros); 
  • Estão incapacitadas temporariamente ou de forma parcial para o trabalho – constatado por perícia médica com documento comprobatório. 

Quem pode antecipar o Auxílio-Doença INSS

Mas e quem pode antecipar o Auxílio-Doença INSS? O Governo Federal divulgou em abril uma lei que autoriza o valor de R$ 1.045,00 (um salário mínimo) para quem solicitou o benefício. O valor poderá ser disponibilizado em até três parcelas. 

Quem pode pedir esses valores, por fim, é quem precisa deles de forma emergencial. Ou seja, as pessoas que precisam do auxílio para poder manter uma qualidade de vida já que não possuem outras rendas. 

Se você está afastado do trabalho e sem nenhuma renda durante a pandemia, deve ainda estar de acordo com outros dois pré-requisitos para pedir antecipação do Auxílio-Doença:

  • Ter uma carência de 12 meses (como dito anteriormente, com exceção de casos graves); 
  • Apresentar um atestado médico: é necessário o documento como substituição das perícias. Ou seja, não será necessário perícia para obter o auxílio-doença mas um atestado sim. 

Mas e como deve ser o atestado médico para antecipação do Auxílio-Doença? O documento deve:

  • Estar sem rasuras (e legível); 
  • Possuir a assinatura do médico e carimbo de identificação (com registro do Conselho de Classe); 
  • Informações sobre prazo estimado de repouso necessário; 
  • Informações sobre a doença ou CID. 

14º Salário para Beneficiários do INSS: Nova Proposta do Senado!

 

Leia Também