Auxílio Covid-19: INSS libera benefícios, veja como solicitar o recurso!

Atualizado Hoje!

Entenda como está funcionando a liberação de diferentes benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social para quem teve Covid-19!

Muitas pessoas ainda não sabem que vítimas e familiares de pessoas que sofreram com o Covid-19 podem receber diferentes tipos de auxílios do INSS por conta da pandemia. 

Os benefícios previdenciários variam e podem ser desde auxílio-doença até pensão por morte. Confira o que os advogados especialistas estão indicando e saiba em qual situação você se encaixa neste momento. 

Auxílio Covid-19 INSS libera benefícios, veja como solicitar o recurso
Auxílio Covid-19: INSS libera benefícios, veja como solicitar o recurso. / Imagem: Divulgação.

Auxílio Doença INSS Covid-19 

Muitas pessoas já ouviram falar sobre o benefício de afastamento que é de direito do trabalhar em situação de doença. Mas poucas pessoas sabem que o auxílio doença do INSS serve para Covid-19 também. 

Existem alguns requisitos específicos para receber esse benefício pelo Instituto Nacional do Seguro Social. O primeiro deles é que para receber auxílio doença por Covid é necessário fazer uma perícia médica que constatou o problema. 

A carência mínima para isso, porém, é de 12 contribuições. Depois desses pagamentos, o beneficiário possui direito ao auxílio. 

Como solicitar Auxílio-Doença Covid-19

Também é importante ficar atento para saber como pedir o auxílio-doença por Covid-19. O primeiro passo é agendar uma perícia presencial em uma das agências – pelo telefone 135.

Para solicitar a perícia e pedir o auxílio-doença também é possível usar o portal oficial: veja como solicitar Auxílio-doença do INSS

Covid-19 Acidente de Trabalho 

Outra opção de benefício do INSS é para profissionais que adquiriram doença durante sua atividade. Nesse caso é possível solicitar acidente de trabalho por Covid-19

Esse auxílio serve, principalmente, para profissionais de saúde. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) abriu esse caminho para profissionais que mantiveram o trabalho durante a pandemia. 

O Covid-19 é doença ocupacional e por isso pode acontecer a liberação do benefício do INSS nesse caso. O trabalhador terá direito ao benefício integral desde que comprove que aconteceu no exercício laboral. 

Como pedir benefício Acidente de Trabalho INSS por Covid-19

A solicitação acontece da mesma forma que o auxílio-doença. Sempre lembrando, é claro, que se você está doente é melhor fazer a solicitação de perícia a distância (pelo telefone 135 ou pelo site Meu INSS). 

Para isso é só usar o cadastro e senha do Gov.BR normalmente e fazer a solicitação da perícia para pedir benefício de acidente de trabalho por Covid-19

Aposentadoria por Invalidez Covid-19 INSS

Outra opção é a solicitação de aposentadoria por invalidez pelo Covid-19. Nas novas formatações, o termo usado é aposentadoria por incapacidade do INSS, e também pode ser solicitado. 

O problema neste caso é que a perícia precisa apontar sequelas por conta da Covid-19 que incapacitaram (temporariamente ou definitivamente) o trabalhador. 

A aposentadoria por Covid-19 é uma situação mais delicada, mas também parte do mesmo lugar. Para pedir é só ligar para 135 ou usar o Meu INSS. 

Pensão por Morte Covid-19 INSS

Outra opção que também está gerando movimento na Previdência é a solicitação de pensão por morte do INSS por Covid-19

Em caso de morte de um segurado do Instituto Nacional do Seguro Social por causa da Covid-19, familiares podem solicitar a pensão ao INSS. Se a doença foi causada por conta de trabalho será feito o cálculo de 100% sobre o salário. 

Se a morte foi por Covid-19 mas não relacionada ao trabalho, existe um valor inicial de 50% mais 10% para cada dependente. 

Como dar entrada em pensão por morte INSS 2021 Covid-19

Finalmente, quem ainda não sabe como solicitar a pensão por morte deve usar o telefone 135 ou então o próprio portal Meu INSS. 

Para facilitar criamos um passo a passo de como dar entrada em pensão por morte do INSS em caso de Covid-19 (ou não):

  1. Acesse o portal Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/#/login) ou baixe o aplicativo; 
  2. Clique em ‘Entrar com gov.br’ – caso não tenha cadastro faça um clicando em ‘Crie sua conta’; 
  3. Na tela inicial selecione a opção “Agendamentos/Solicitações”;
  4. Faça um novo requerimento e selecione a opção “Pensões e Auxílio-Reclusão e Salário-Maternidade”;
  5. Agora clique em “Pensão por Morte Urbana” ou equivalente; 
  6. Anexe toda a documentação solicitada para dar início ao processo de requerimento;
  7. Para tirar dúvidas ligue para 135. 

 

Leia Também