Auxílio Brasil terá GRANDE mudança em 2023: confira o novo calendário de pagamentos

Governo divulgou o calendário do Auxílio Brasil para o ano de 2023. Veja o que muda

Famílias que aguardam a divulgação do Calendário do Auxílio Brasil 2023 podem finalmente ter uma data para o recebimento no ano que vem. Como de costume, o último dígito do NIS (número de identificação social) ainda é utilizado para organizar a ordem dos saques. Além disso, a programação para o início dos pagamentos é sempre feita com planejamento para as últimas semanas do mês. A mudança mais significativa, no entanto, envolve o nome do programa.

Auxílio Brasil terá GRANDE mudança em 2023: confira o novo calendário de pagamentos
Governo divulgou o calendário do Auxílio Brasil para o ano de 2023. Veja o que muda Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Auxílio Brasil

O Calendário do Auxílo Brasil 2023 será na realidade o Calendário Bolsa Família 2023. De fato, a volta de Luís Inácio Lula da Silva (PT) à presidência será marcada pelo retorno dos programas tradicionais de seu governo. Além do Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, substituído pelo Casa Verde e Amarela, deverá ser retomado no Brasil.

Veja também: Auxílio Brasil vai ser PAGO agora em janeiro? Tire suas dúvidas

Com as alterações no nome, o principal objetivo é registar a marca social do Governo PT. Ao longo dos anos, o Bolsa Família foi lembrado como o programa de Lula. Por isso mesmo, a equipe de Jair Bolsonaro (PL) defendeu a renomeação do principal benefício previdenciário do país, criando o Auxílio Brasil.

O calendário do Auxílio Brasil de 2023, anunciado pelo Ministério dos Direitos Civis na segunda-feira (28), será renomeado a partir de janeiro e outros aspectos serão afetados. Isso inclui valores disponíveis por meio do Programa Bolsa Família, que deve pagar um mínimo de R$ 600 por família mais R$ 150 por criança de até 6 anos.

Onde posso encontrar o calendário?

Caso queira saber quando receberá o benefício, consulte o calendário Auxílio Brasil 2023 por meio do aplicativo do programa. Por lá, também é possível verificar a data de pagamento do NIS durante todo o ano. Para que isso seja possível, faça login informando seu CPF para que o sistema reconheça o titular.

– Acesse o aplicativo do Auxílio Brasil e faça seu login.

– Na primeira página, clique “Calendário de pagamento” no menu.

– Digite o último número do NIS.

– Verifique o calendário de pagamentos.

Programação em 2023

Como de costume, o calendário do Auxílio Brasil 2023 mostra que os pagamento serão realizados nas duas últimas semanas do mês. As exceções são nos meses de fevereiro, que tem menos dias, e abril e dezembro, que têm feriados nas últimas semanas que afetam os saques nas agências bancárias.

Sobre o Auxílio Brasil

O benefício reúne em um só programa diversas medidas públicas de assistência social, saúde, educação, renda e emprego. O programa social de transferência de renda direta e indireta visa ajudar famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o país. Além de garantir uma renda básica a essas famílias, o programa vem para simplificar a cesta de benefícios e facilitar a emancipação dessas famílias para que possam ganhar autonomia e consigam superar situações de vulnerabilidade social.

O Auxílio Brasil é coordenado pelo Ministério da Cidadania, que é responsável pela gestão dos benefícios do programa e repasse de recursos.

Veja também: Pente-fino do Bolsa Família deve começar em POUCOS dias: cuidado, você pode ficar sem o benefício