Saiba de uma vez por todas se o AUXÍLIO BRASIL contará com o ABONO NATALINO; tire suas dúvidas!

Milhares de famílias aguardam os pagamentos de Dezembro do Auxílio Brasil, e ainda contam com uma surpresa. Mas será se vai ter? Veja a seguir.

Dezembro chegou e os olhos de milhares de cidadãos estão voltados ao 13° salário, também conhecido como Abono Natalino. Esse é um direito garantido ao trabalhador que atua sob o regime CLT, mas outras pessoas também têm chances de receber. É o caso das famílias contempladas pelo Auxílio Brasil. A concessão dessa bonificação aos integrantes da folha do benefício fez parte das promessas de campanha do governo eleito em 2018.

Inclusive, os beneficiários do programa social chegaram a receber o 13° em 2019. Na época, o extinto Bolsa Família ainda vigorava como o principal benefício de transferência de renda do país. No entanto, nos anos seguintes, o mesmo não se repetiu, de modo que os pagamentos do abono não ocorreram. Agora com nome de Auxílio Brasil, o programa atende a mais de 20 milhões de famílias, as quais já levantam questionamentos sobre a possibilidade sobre o pagamento do 13º salário. Veja mais a seguir.

Veja se os beneficiários vão ou não receber. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Afinal, o Auxílio Brasil terá repasses do Abono Natalino em 2022?

Ao que tudo indica, o cenário deste ano será o mesmo de 2020 e 2021, visto que não há nenhuma previsão de liberação do abono natalino para os beneficiários do Auxílio Brasil. Em síntese, o recurso somente seria viabilizado com a aprovação do Projeto de Lei nº 625/2022, que hoje em dia tramita no Congresso Nacional.

Nesta linha, a referida proposta é de autoria do senador Alexandre Silveira (PSD). Por sua vez, ela tem como principal intuito instituir o pagamento do 13° salário às famílias amparadas pelo programa social. Entretanto, o projeto não ganhou novas movimentações no Senado Federal, desde Março de 2022.

Diante deste cenário, muitos esperam que o novo Governo eleito possa liberar o pagamento extra para os inscritos do Auxílio Brasil no próximo ano. Aliás, Lula (PT), durante sua campanha, chegou a cogitar a concessão do 13º, porém o maior enfoque da gestão que assumirá em 2023 está voltado à manutenção das parcelas de R$ 600.

Veja também: Milhares de cadastros do Auxílio Brasil apresentam indícios de FRAUDE  

Pagamentos em Dezembro

A princípio, a parcela referente ao mês de Dezembro será liberada a partir do próximo dia 12. Sendo assim, os depósitos serão feitos até o dia 23, data que antecede as comemorações de fim de ano. Dessa forma, com o adiantamento das parcelas do Auxílio Brasil neste mês de Dezembro, os beneficiários terão a chance de usar os valores na ceia de Natal, para comprar presentes ou pagar contas.

A saber, esta será a última parcela no valor de R$ 600 até o momento. E como mencionado, ao contrário do que milhares de beneficiários acreditaram, não serão feitos repasses referentes ao 13° salário do Auxílio Brasil.

Por fim, os depósitos de Dezembro serão feitos logo nos primeiros dias úteis do mês, com base no dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Veja:

  • 12 de Dezembro – NIS final 1
  • 13 de Dezembro – NIS final 2
  • 14 de Dezembro – NIS final 3
  • 15 de Dezembro – NIS final 4
  • 16 de Dezembro – NIS final 5
  • 19 de Dezembro – NIS final 6
  • 20 de Dezembro – NIS final 7
  • 21 de Dezembro – NIS final 8
  • 22 de Dezembro – NIS final 9
  • 23 de Dezembro – NIS final 0

Veja também: MILHÕES de FAMÍLIAS do AUXÍLIO BRASIL poderão PERDER o benefício; entenda o motivo e saiba como evitar